Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
254.95 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente artigo apresenta resultados parciais de uma investigação em torno do papel da formação contínua, centrada na escola, no desenvolvimento profissional docente. A investigação decorreu numa escola privada nos arredores de Lisboa, em Portugal. O objetivo central foi o de analisar o papel da formação contínua de professores, centrada no contexto específico da escola que se constituiu como campo de estudo, no estabelecimento de uma comunidade de aprendizagem e promotora de desenvolvimento profissional docente. Em termos metodológicos recorreu-se a entrevistas semiestruturadas a 20 indivíduos que se consideraram informantes-chave, como professores, chefias de topo e intermédias, bem como formadores internos e externos. As principais conclusões da investigação apontam no sentido de um efetivo estabelecimento de uma comunidade de aprendizagem, que reflete na e sobre a prática, mas onde é relevado o tempo como principal constrangimento no âmbito da planificação e consequente implementação das ações de formação.
Description
Keywords
Formação de professores Formação centrada na escola Desenvolvimento profissional docente
Pedagogical Context
Citation
Mucharreira, P. R. (2016). Formação contínua centrada na escola e desenvolvimento profissional docente: um estudo de caso. Educação em Questão, 54(42), 38-64.
Publisher
EDUFRN - Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Federal do Rio Grande do Norte