Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10400.5/99783
Título: | Recrutamento e seleção no El Corte Inglés: o papel da inteligência emocional |
Autor: | Almeida, Maria Gabriela da Silva |
Orientador: | Henriques, Paulo Lopes Cipriano, Inês |
Palavras-chave: | Recrutamento e Seleção Inteligência Emocional Competências Emocionais Estágio Recruitment and Selection Emotional Intelligence Emotional Competencies Internship |
Data de Defesa: | Out-2024 |
Citação: | Almeida, Maria Gabriela da Silva (2024). “Recrutamento e seleção no El Corte Inglés: o papel da inteligência emocional”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão |
Resumo: | No decorrer do Mestrado em Gestão de Recursos Humanos, realizado no ISEG,
e, considerando-se a experiência prática como fundamental para complementar os
conhecimentos académicos adquiridos, optou-se pela realização de um Relatório de
Estágio como Trabalho Final de Mestrado (TFM). Nesse sentido, foi realizado um estágio
curricular durante 6 meses, na área de Recrutamento e Seleção (R&S) do El Corte Inglés
(ECI).
O presente TFM tem como objetivo retratar a experiência vivenciada ao longo do
estágio realizado. A participação no processo de Recrutamento e Seleção da empresa
permitiu notar que as competências emocionais dos candidatos são bastante avaliadas e
valorizadas na seleção do candidato ideal para o cargo, e , neste sentido, não é apenas
objetivo deste TFM descrever as atividades desenvolvidas ao longo do estágio, mas,
também, explorar o conceito de Inteligência Emocional como uma competência
fundamental no desenvolvimento de competências emocionais, analisando-se o quanto e
a forma como o EL Corte Inglés valoriza estas competências nos seus processos seletivos.
Relativamente ao processo de Recrutamento e Seleção do ECI conseguiu-se identificar a
existência de semelhanças entre a metodologia adotada pela empresa e as melhores
práticas descritas na Revisão de Literatura. Já no que diz respeito ao estudo de caso
desenvolvido concluiu-se que, aos “olhos” de todos os entrevistados, a Inteligência
Emocional é uma competência potenciadora de diversos benefícios para a organização,
nomeadamente ao nível do clima organizacional, resolução de conflitos e desempenho
dos colaboradores. Por conseguinte, trata-se de uma competência bastante valorizada na
organização, procurando-se avaliar as competências emocionais dos candidatos ao longo
das diferentes etapas do processo de Recrutamento e Seleção da empresa,
independentemente da área para a qual se está a recrutar e selecionar. A entrevista foi
selecionada como a etapa que melhor permite avaliar essas competências. No ECI
considera-se que as competências técnicas são suscetíveis de serem desenvolvidas com
maior facilidade do que as competências emocionais ou outras soft skills, partindo daí a
crescente valorização que conferem a estas competências. Throughout the Master's degree in Human Resources Management at ISEG, and considering practical experience as essential to complement the academic knowledge acquired, I decided to complete an Internship Report as the Final Master's Work (TFM). In this context, a six-month curricular internship was carried out in the Recruitment and Selection (R&S) area at El Corte Inglés (ECI). The aim of this TFM is to portray the experience gained during the internship. Participation in the company's Recruitment and Selection process revealed that candidates' emotional competencies are highly assessed and valued in selecting the ideal candidate for the position. Therefore, this TFM aims not only to describe the activities carried out during the internship but also to explore the concept of Emotional Intelligence as a fundamental competence in the development of emotional skills, analyzing how much and in what way El Corte Inglés values these competencies in their selection processes. Regarding the Recruitment and Selection process at ECI, it was possible to identify similarities between the methodology adopted by the company and the best practices described in the Literature Review. As for the case study developed, it was concluded that, in the “eyes” of all interviewees, Emotional Intelligence is a competence that enhances various benefits for the organization, particularly in terms of organizational climate, conflict resolution, and performance. Therefore, it is a highly valued competence within the organization, and efforts are made to assess candidates' emotional skills throughout the different stages of the Recruitment and Selection process, regardless of the area for which they are applying. The interview was selected as the stage that best allows for the evaluation of these skills. At ECI, it is considered that technical skills are more easily developed than emotional competencies or other soft skills, hence the growing importance placed on these competencies. |
URI: | http://hdl.handle.net/10400.5/99783 |
Aparece nas colecções: | DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DM-MGSA-2024.pdf | 666,4 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor! |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.