Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/99783
Título: Recrutamento e seleção no El Corte Inglés: o papel da inteligência emocional
Autor: Almeida, Maria Gabriela da Silva
Orientador: Henriques, Paulo Lopes
Cipriano, Inês
Palavras-chave: Recrutamento e Seleção
Inteligência Emocional
Competências Emocionais
Estágio
Recruitment and Selection
Emotional Intelligence
Emotional Competencies
Internship
Data de Defesa: Out-2024
Citação: Almeida, Maria Gabriela da Silva (2024). “Recrutamento e seleção no El Corte Inglés: o papel da inteligência emocional”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
Resumo: No decorrer do Mestrado em Gestão de Recursos Humanos, realizado no ISEG, e, considerando-se a experiência prática como fundamental para complementar os conhecimentos académicos adquiridos, optou-se pela realização de um Relatório de Estágio como Trabalho Final de Mestrado (TFM). Nesse sentido, foi realizado um estágio curricular durante 6 meses, na área de Recrutamento e Seleção (R&S) do El Corte Inglés (ECI). O presente TFM tem como objetivo retratar a experiência vivenciada ao longo do estágio realizado. A participação no processo de Recrutamento e Seleção da empresa permitiu notar que as competências emocionais dos candidatos são bastante avaliadas e valorizadas na seleção do candidato ideal para o cargo, e , neste sentido, não é apenas objetivo deste TFM descrever as atividades desenvolvidas ao longo do estágio, mas, também, explorar o conceito de Inteligência Emocional como uma competência fundamental no desenvolvimento de competências emocionais, analisando-se o quanto e a forma como o EL Corte Inglés valoriza estas competências nos seus processos seletivos. Relativamente ao processo de Recrutamento e Seleção do ECI conseguiu-se identificar a existência de semelhanças entre a metodologia adotada pela empresa e as melhores práticas descritas na Revisão de Literatura. Já no que diz respeito ao estudo de caso desenvolvido concluiu-se que, aos “olhos” de todos os entrevistados, a Inteligência Emocional é uma competência potenciadora de diversos benefícios para a organização, nomeadamente ao nível do clima organizacional, resolução de conflitos e desempenho dos colaboradores. Por conseguinte, trata-se de uma competência bastante valorizada na organização, procurando-se avaliar as competências emocionais dos candidatos ao longo das diferentes etapas do processo de Recrutamento e Seleção da empresa, independentemente da área para a qual se está a recrutar e selecionar. A entrevista foi selecionada como a etapa que melhor permite avaliar essas competências. No ECI considera-se que as competências técnicas são suscetíveis de serem desenvolvidas com maior facilidade do que as competências emocionais ou outras soft skills, partindo daí a crescente valorização que conferem a estas competências.
Throughout the Master's degree in Human Resources Management at ISEG, and considering practical experience as essential to complement the academic knowledge acquired, I decided to complete an Internship Report as the Final Master's Work (TFM). In this context, a six-month curricular internship was carried out in the Recruitment and Selection (R&S) area at El Corte Inglés (ECI). The aim of this TFM is to portray the experience gained during the internship. Participation in the company's Recruitment and Selection process revealed that candidates' emotional competencies are highly assessed and valued in selecting the ideal candidate for the position. Therefore, this TFM aims not only to describe the activities carried out during the internship but also to explore the concept of Emotional Intelligence as a fundamental competence in the development of emotional skills, analyzing how much and in what way El Corte Inglés values these competencies in their selection processes. Regarding the Recruitment and Selection process at ECI, it was possible to identify similarities between the methodology adopted by the company and the best practices described in the Literature Review. As for the case study developed, it was concluded that, in the “eyes” of all interviewees, Emotional Intelligence is a competence that enhances various benefits for the organization, particularly in terms of organizational climate, conflict resolution, and performance. Therefore, it is a highly valued competence within the organization, and efforts are made to assess candidates' emotional skills throughout the different stages of the Recruitment and Selection process, regardless of the area for which they are applying. The interview was selected as the stage that best allows for the evaluation of these skills. At ECI, it is considered that technical skills are more easily developed than emotional competencies or other soft skills, hence the growing importance placed on these competencies.
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/99783
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM-MGSA-2024.pdf666,4 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.