Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/99645
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Sandra Cristina Semião Carvalho Miranda de-
dc.contributor.authorFernandes, Jéssica Lameirão-
dc.date.accessioned2025-03-24T12:48:26Z-
dc.date.available2025-03-24T12:48:26Z-
dc.date.issued2024-10-
dc.identifier.citationFernandes, Jéssica Lameirão .(2024). “Os factores que influenciam a compra de produtos de moda sustentável”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãopt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.5/99645-
dc.description.abstractO aumento do consumo e da produção de artigos do setor da moda nas últimas décadas trouxe preocupações sociais e ambientais significativas em termos de impacto ambiental e social. O objetivo deste estudo é examinar que fatores influenciam a compra de produtos de moda sustentável. Fatores como o preço, o design, as falsas alegações das empresas, os rótulos ecológicos, e a perceção de uso de os materiais naturais ou mais sustentáveis foram investigados para perceber a natureza e a força da sua influencia na intenção de compra. A investigação foi realizada através de um questionário online com uma amostra de 206 participantes. Através de uma análise de Regressão Linear Múltipla, os resultados indicam que a intenção de compra é influenciada pela preocupação dos consumidores com as falsas alegações das organizações relativamente à sustentabilidade dos seus produtos de moda. O design embora influencie a intenção de compra, esta influência é positiva ao contrário do que o estudo previa. O preço, os rótulos ecológicos e a perceção do uso de os materiais naturais ou mais sustentáveis não influenciaram a intenção de compra, ao contrário do que revelavam estudos anteriores. Estes resultados, poderão significar que os consumidores estão a começar a ver este tipo de moda de forma diferente, algo que as organizações devem estar atentas.pt_PT
dc.description.abstractThe increase in consumption and production of fashion sector items in recent decades has raised significant social and environmental concerns regarding their environmental and social impact. The objective of this study is to examine which factors influence the purchase of sustainable fashion products. Factors such as price, design, false corporate claims, eco-labels, and the perception of using natural or more sustainable materials were investigated to understand the nature and strength of their influence on purchase intention. The research was conducted through an online survey with a sample of 206 participants. Using Multiple Linear Regression analysis, the results indicate that purchase intention is influenced by consumers' concerns about the false claims organizations make regarding the sustainability of their fashion products. Although design influences purchase intention, this influence is positive, contrary to what the study predicted. Price, eco-labels, and the perception of using natural or more sustainable materials did not influence purchase intention, contrary to previous studies. These results may suggest that consumers are beginning to view this type of fashion differently, something organizations should pay attention to.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Economia e Gestãopt_PT
dc.rightsclosedAccesspt_PT
dc.subjectModa Sustentávelpt_PT
dc.subjectSustentabilidadept_PT
dc.subjectIntenção de Comprapt_PT
dc.subjectComportamento do consumidorpt_PT
dc.subjectSustainable Fashionpt_PT
dc.subjectSustainabilitypt_PT
dc.subjectPurchase Intensionpt_PT
dc.subjectConsumer Behaviorpt_PT
dc.titleOs factores que influenciam a compra de produtos de moda sustentávelpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
Appears in Collections:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DM-56630-2024.pdf1,3 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.