Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/99540
Título: Introdução à escultura clássica no cinema: de Méliès a Coppola
Autor: Diogo, Sílvia
Palavras-chave: Escultura e cinema
Méliès
Coppola
Data: Dez-2024
Editora: Edições Colibri
Citação: Diogo, S. C. P. (2024). Introdução à escultura clássica no cinema: De Méliès a Coppola. Colibri.
Relatório da Série N.º: Fotografia e Cinema; 7
Resumo: Este livro traça em linhas essenciais um breve périplo pela história do uso da escultura de inspiração clássica (predominantemente grega, mas também romana e classicizante) no cinema. A partir de um arco cronológico que começa nos finais do século XIX, este volume percorre várias obras emblemáticas da sétima arte, trazendo do plano de fundo para o primeiro plano as esculturas que as compõem. Algumas das estátuas mais excepcionais e conhecidas do grande público são a Vitória de Samotrácia, que ombreia com Audrey Hepburn em Funny Face, o Discóbolo de Míron, que se apresenta em Olympia e de Le Mépris, e a Vénus de Milo, que Isabelle soube tão bem abrigar no seu corpo em The Dreamers. As esculturas aqui revisitadas são abordadas tendo em conta um duplo trilho: entendemos conciliar a preocupação historiográfica com a aproximação metonímica e/ou metafórica, procurando manter a discussão da Meisterforschung, isto é, a obra de arte original que se insinua na reprodução e/ou simulacro patentes em toda a escultura replicada no cinema.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/99540
DOI: http://doi.org/10.51427/10400.5/99540
ISSN: 978-989-566-476-4
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