Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10400.5/99540
Título: | Introdução à escultura clássica no cinema: de Méliès a Coppola |
Autor: | Diogo, Sílvia |
Palavras-chave: | Escultura e cinema Méliès Coppola |
Data: | Dez-2024 |
Editora: | Edições Colibri |
Citação: | Diogo, S. C. P. (2024). Introdução à escultura clássica no cinema: De Méliès a Coppola. Colibri. |
Relatório da Série N.º: | Fotografia e Cinema; 7 |
Resumo: | Este livro traça em linhas essenciais um breve périplo pela história do uso da escultura de inspiração clássica (predominantemente grega, mas também romana e classicizante) no cinema. A partir de um arco cronológico que começa nos finais do século XIX, este volume percorre várias obras emblemáticas da sétima arte, trazendo do plano de fundo para o primeiro plano as esculturas que as compõem. Algumas das estátuas mais excepcionais e conhecidas do grande público são a Vitória de Samotrácia, que ombreia com Audrey Hepburn em Funny Face, o Discóbolo de Míron, que se apresenta em Olympia e de Le Mépris, e a Vénus de Milo, que Isabelle soube tão bem abrigar no seu corpo em The Dreamers. As esculturas aqui revisitadas são abordadas tendo em conta um duplo trilho: entendemos conciliar a preocupação historiográfica com a aproximação metonímica e/ou metafórica, procurando manter a discussão da Meisterforschung, isto é, a obra de arte original que se insinua na reprodução e/ou simulacro patentes em toda a escultura replicada no cinema. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10400.5/99540 |
DOI: | http://doi.org/10.51427/10400.5/99540 |
ISSN: | 978-989-566-476-4 |
Aparece nas colecções: | ARTIS-IHA - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IntroducaoEscultura TOTAL.pdf | 7,61 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor! |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.