Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/98067
Registo completo
Campo DCValorIdioma
degois.publication.firstPage83pt_PT
degois.publication.lastPage118pt_PT
degois.publication.locationGranadapt_PT
degois.publication.titleFlorentia Iliberritana: Revista de estudios de Antigüedad Clásicapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistaseug.ugr.es/index.php/florentia/article/view/28917pt_PT
dc.contributor.authorFigueira, Ana-
dc.date.accessioned2025-02-03T18:43:07Z-
dc.date.available2025-02-03T18:43:07Z-
dc.date.issued2024-12-27-
dc.identifier.citationFigueira, A. R. (2024). Kairos: intersecções entre medicina e vasos gregos de figuras (VI-V a. C.). Florentia Iliberritana, 35, 83–118. https://doi.org/10.30827/floril.v35.28917pt_PT
dc.identifier.issn1131-8848-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.5/98067-
dc.description.abstractLa pregunta que orienta este estudio es la siguiente: ¿Qué importancia tienen para la historia de la medicina las representaciones de Aquiles en los vasos griegos? Para responder a esta pregunta se realiza una reflexión sobre el mito de Psique y se toma en consideración la coherencia de las representaciones examinadas en cuanto a la combinación de la iatria y del pensamiento mitológico y racional mediante una poiesis donde el ser humano cuestiona su papel en la arquitectura de un cosmos del que también forma parte. Se menciona a Empédocles como figura donde estas cuestiones son particularmente significativas para la definición de los actos éticos como sintomatologías de la psyche, la cual, en las representaciones aquí examinadas, se configura por medio del cuerpo. Al centrar la atención en la emoción de la furia ética, menis, se observa el modo en que la representación del cuerpo refleja la perturbación del alma y estabiliza la duplicidad y las manifestaciones evanescentes de esta concepción, en el marco de los siglos VI-V a. C., donde nuevas perspectivas sobre el ser humano y el cosmos constituían el centro de la labor de hombres asombrados de ellos mismos y del cosmos del que formaban parte, y que, por ello, todo lo observaban y deducían, dando forma así al paisaje de la racionalidad y de la memoria mediante una perspectiva sensible e integradora. De este modo, se replantea el papel de Príamo como ana-lista de la psyche. La recepción de la embajada de Agamenón, el rescate del cuerpo de Héctor y la teichoscopia (Ilíada 3; 9; 24) definirán homologías mutuamente significativas con las representaciones y el mito de Psique.pt_PT
dc.description.abstractA pergunta orientadora deste ensaio é a seguinte: Qual a importância das figurações de Aquiles nos vasos gregos para a história da medicina? A fim de responder a esta pergunta reflecte-se sobre o mito de Psyche e considera-se a coerência das figurações em exame quanto à combinação da iatria e do pensamento mitológico e racional mediante uma poiesis onde o ser humano se problematiza na moldura do cosmo de que também faz parte. Menciona-se Empédocles enquanto figura na qual estas questões são particularmente significativas para a definição de actos éticos enquanto sintomatologias da psyche, que, nas figurações aqui contempladas, se configura mediante o corpo. Com foco na emoção da fúria ética, menis, observa-se o modo como a figuração do corpo reflecte a perturbação da alma e indica o duplo e manifestações evanescentes desta concepção, no quadro dos séculos VI-V a. C., onde novas perspectivas sobre o ser humano e o cosmo constituiam o centro do labor de homens espantados com eles próprios, com o cosmo de que faziam parte e que, por isso, tudo observavam, deduziam, assim dando forma à paisagem da racionalidade e da memória mediante uma perspectiva sensível e integradora. Assim, repensa-se o papel de Príamo enquanto ana-lista da psyche. A recepção da embaixada de Agamémnon, o resgate do corpo de Heitor e a teichoscopia (Ilíada 3; 9; 24) definirão homologias mutuamente significativas com as figurações e com o mito de Psyche.pt_PT
dc.description.abstractThe guiding question for this study is the following: Why are Achilles’ figurations in Greek pots important for the history of medicine? To answer this question, a reflection on the myth of Psyche is provided, and the coherence arising from the confluence of the materials under examination is considered within the contex of poiesis, iatria, mythological and rational thinking. This content is salient in Empedocles, in whom such questions are particularly relevant for the definition of ethical acts as symptomatologies of the psyche, which is configured through the body in the depictions. By focusing on ethical fury, menis, it will be observed how the figuration of the body mirrors struggles of the soul, indicates the double and the evanescent manifestations of this conception, within the VI-V BC, where new perspectives regarding the human being and the cosmos were central to ancient thinkers and iatroi. As men in wonder at themselves and the cosmos of which they formed part, theyobserved everything, inferred and reasoned, thus contributing to shaping the landscape of rationality and memory through a sensory and integrating perspective. In this wise, a reflection on the role of Priam as ana-lyst of the psyche is presented. The reception of the embassy of Agamemnon, the ransom of the body of Hector, and the teichoscopy (Iliad 3; 9; 24) will foreground mutually significant homologies with the figurations, and the myth of Psyche.pt_PT
dc.description.sponsorshipEsta actividade é financiada por Fundos Nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia I. P., no âmbito do projecto UIDB/00019/2020 (https://doi.org/10.54499/ UIDB/00019/2020).pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidad de Granadapt_PT
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/Concurso de avaliação no âmbito do Programa Plurianual de Financiamento de Unidades de I&D (2017%2F2018) - Financiamento Base/UIDB%2F00019%2F2020/PTpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectKairospt_PT
dc.subjectPsychept_PT
dc.subjectÉticapt_PT
dc.subjectAquilespt_PT
dc.subjectVasos griegospt_PT
dc.subjectVasos gregospt_PT
dc.subjectEthicspt_PT
dc.subjectAchillespt_PT
dc.subjectGreek vasespt_PT
dc.titleKairos: intersecções entre medicina e vasos gregos de figuras (VI-V a. C.)pt_PT
dc.title.alternativeKairos: intersections beetween medicine and greek-figured vases (VI-V BC)pt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.volume35pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.30827/floril.v35.28917pt_PT
dc.identifier.eissn2951-9578-
Aparece nas colecções:FL - CEC - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
83-118+Figueira-Kairos.pdf12,79 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.