Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/96295
Título: Avaliação das capacidades de comunicação de crianças portadoras implante coclear
Autor: Alves, Helena Gabriela Fiúsa
Orientador: Gouveia, Carlos Alberto Marques
Data de Defesa: 3-Jul-2024
Resumo: Apesar da variedade de estudos sobre a aquisição e desenvolvimento da linguagem em crianças surdas e dos instrumentos de avaliação da linguagem existentes, não há nenhum instrumento disponível para avaliar as capacidades comunicativas das crianças surdas portadoras de implante coclear. Assim, este estudo tem como objetivo colmatar essa falha e avaliar as capacidades comunicativas dessas crianças. Para tal, procedeu-se à construção e validação de uma grelha de avaliação – a Grelha de Avaliação das Capacidades de Comunicação (GACC) – para a população portuguesa com idade entre os 4 e os 10 anos de idade. Esta apresentou uma boa consistência interna (obteve um coeficiente alfa de Cronbach superior a 0,7), revelando-se um instrumento fiável. Além da avaliação da validade de construção, efetuou-se a validação do conteúdo através de um painel de peritos. A GACC obteve, na sua totalidade, e em diferentes parâmetros (Relevância, Clareza, Simplicidade e Ambiguidade das suas questões), um índice de validade de conteúdo superior a 0,80, comprovando a sua validade de construção ao nível do conteúdo. Obteve, ainda, a pontuação máxima relativamente a compreensão das instruções, clareza das questões e facilidade de registo das respostas. Os resultados deste estudo permitiram concluir que a implantação coclear precoce (antes do período crítico para a aquisição e desenvolvimento da linguagem) facilita o desenvolvimento da linguagem a um ritmo significativo, possibilitando que as crianças apresentem capacidades de comunicação iguais ou muito semelhantes às dos seus pares com uma audição normal, entre os seis e os oito anos de idade. Esta mais-valia não se verifica quando a implantação coclear ocorre mais tardiamente, já durante ou após o período crítico para a aquisição e desenvolvimento da linguagem. Além das conclusões a que chegou, este trabalho tem a relevância adicional de ter possibilitado a disponibilização de um instrumento para a avaliação das capacidades de comunicação das crianças, bem como a obtenção de informações acerca das capacidades comunicativas das crianças com implante coclear. Forneceu, ainda, dados para apoiar a implantação coclear precoce.
Despite the variety of studies on language acquisition and development in deaf children and existing language assessment instruments, there is no instrument available to assess the communicative abilities of deaf children with cochlear implants. In this sense, this study aims to overcome this gap and evaluate the communicative abilities of these children. To this end, an assessment grid was constructed and validated – the Communication Capabilities Assessment Grid (GACC) – for the Portuguese population aged between 4 and 10 years old. This instrument presented good internal consistency (obtained a Cronbach's alpha coefficient greater than 0.7) proving to be a reliable instrument. In addition to assessing construction validity, content validation was also carried out through a panel of experts. The GACC obtained, in its entirety, and in different parameters (Relevance, Clarity, Simplicity and Ambiguity of its questions) a content validity index greater than 0.80, proving its construction validity at the content level. In addition, it obtained the maximum score for: understanding instructions, clarity of questions and ease of recording answers. The results of this study allowed us to conclude that early cochlear implantation (before the critical period for language acquisition and development) allows language development at a significant rate, enabling children to present communication skills equal to or very similar to those of their peers with normal hearing, between six and eight years of age. The same is no longer true when cochlear implantation occurs later, during or after the critical period for language acquisition and development. In addition to the conclusions reached, this study has the additional relevance of having made it possible to provide an instrument for assessing children's communication abilities, as well as obtaining information about the communicative abilities of children with cochlear implants. It also provided data to support early cochlear implantation.
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/96295
Designação: Doutoramento em Linguísitca, na especialidade de Linguística Clínica
Aparece nas colecções:FL - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulflhgfalves_td.pdf20,52 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.