Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/95851
Título: Is working from home a threat to companies' capability to work towards their purpose? Addressing telecommuters' participation experiences in the company's purpose
Autor: Kilson, Gabriel Almeida
Orientador: Tavares, Patrícia Nunes
Soares, Maria Eduarda
Palavras-chave: Propósito Organizacional
Comunicação Interna
Telecommuting
Media Synchronicity Theory
Stakeholder Theory
Organizational Purpose
Internal Communication
Telecommuting
Media Synchronicity Theory
Stakeholder Theory
Data de Defesa: 2023
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Kilson, Gabriel Almeida (2023). "Is working from home a threat to companies' capability to work towards their purpose? Addressing telecommuters' participation experiences in the company's purpose". Tese de Doutoramento. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Todo o processo de criação de valor das empresas relaciona-se com a comunicação. O meio utilizado para a comunicação é um dos principais fatores que afetam a sua qualidade. Com o desenvolvimento tecnológico, surgiram muits formas de transmissão de informação e soluções de trabalho, como o home-based telecommuting. Uma das principais características do home-based telecommuting é a substituição de interações cara a cara por interações mediadas por Tecnologias de Informação e Comunicação. Após a pandemia de Covid-19, muitas empresas decidiram manter esta solução de trabalho, o que levanta questões sobre a capacidade destas empresas trabalharem em prol do seu propósito. Assim, este estudo explora como os colaboradores, em regime de homebase telecommuting em tempo integral, percecionam a sua participação no propósito da empresa. Para alcançar este objetivo, realizaram-se 33 entrevistas semiestruturadas, das quais 23 com home-based telecommuters, duas com gestores de topo e oito clientes de uma das empresas. Adicionalmente, recolheram-se dados dos websites das empresas, relacionados com o seu propósito. Os resultados revelaram que os colaboradores reconhecem as características dos meios de comunicação e avaliam o contexto para decidir que meios melhor se adequam. Assim, os colaboradores conseguem ser compreendidos e compreendem os outros. Portanto, com o aperfeiçoamento da gestão da comunicação interna, o home-based telecommuting parece não ameaçar a capacidade das empresas de trabalhar em prol do seu propósito. Entre as contribuições teóricas, além de confirmar a tendência de redução do número total de interações sociais e de colegas de trabalho com quem os home-based telecommuters se relacionam, também foram discutidas as possíveis razões que levam a esta mudança comportamental. Ademais, são fornecidas orientações para melhorar a comunicação interna como assegurar que os colaboradores sejam regularmente informados sobre mudanças/marcos organizacionais. Finalmente, são sugeridas outras formas de como a experiência de trabalho num contexto de telecommuting poderá ser explorada.
Communication is linked to every step of companies' value creation. The media are among the main factors affecting communication quality. With technological developments, many information transmission and work arrangement forms have emerged, such as home-based telecommuting. One of the main characteristics of homebased telecommuting is the replacement of face-to-face interactions with interactions mediated by Information and Communication Technologies. After the Covid-19 pandemic, many companies decided to keep this working arrangement, raising questions about the capability of these companies to work towards their purpose. Thus, this study explored how full-time home-based telecommuters perceive their participation in the company's purpose. To accomplish this objective, a total of 33 interviews were performed. Interviews were carried out with 23 full-time home-based telecommuters, two top managers, and eight customers of one of the companies where some of these employees were working. Furthermore, data regarding organizational purpose were collected from the companies' websites. Results revealed that employees recognize the different media capabilities and evaluate the context to decide which media best suits their needs. Thus, employees can be understood and understand others. Therefore, by improving internal communication, working from home does not seem to threaten companies' capability to work towards their purpose. Among the theoretical contributions, in addition to confirming the tendency to reduce the total number of social interactions and co-workers with whom home-based telecommuters interact, the possible reasons behind this behavioral change were also discussed. Additionally, guidelines to improve internal communication, such as ensuring that employees are regularly informed about organizational changes/milestones, are presented. Lastly, suggestions for future research, including other ways in which work experience in a telecommuting context could be explored, are suggested.
Descrição: Doutoramento em Gestão
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/95851
Aparece nas colecções:DG - Teses de Doutoramento / Ph.D. Thesis
BISEG - Teses de Doutoramento / Ph.D. Thesis

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