Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10400.5/95851
Título: | Is working from home a threat to companies' capability to work towards their purpose? Addressing telecommuters' participation experiences in the company's purpose |
Autor: | Kilson, Gabriel Almeida |
Orientador: | Tavares, Patrícia Nunes Soares, Maria Eduarda |
Palavras-chave: | Propósito Organizacional Comunicação Interna Telecommuting Media Synchronicity Theory Stakeholder Theory Organizational Purpose Internal Communication Telecommuting Media Synchronicity Theory Stakeholder Theory |
Data de Defesa: | 2023 |
Editora: | Instituto Superior de Economia e Gestão |
Citação: | Kilson, Gabriel Almeida (2023). "Is working from home a threat to companies' capability to work towards their purpose? Addressing telecommuters' participation experiences in the company's purpose". Tese de Doutoramento. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
Resumo: | Todo o processo de criação de valor das empresas relaciona-se com a comunicação.
O meio utilizado para a comunicação é um dos principais fatores que afetam a sua
qualidade. Com o desenvolvimento tecnológico, surgiram muits formas de transmissão
de informação e soluções de trabalho, como o home-based telecommuting. Uma das
principais características do home-based telecommuting é a substituição de interações
cara a cara por interações mediadas por Tecnologias de Informação e Comunicação.
Após a pandemia de Covid-19, muitas empresas decidiram manter esta solução de
trabalho, o que levanta questões sobre a capacidade destas empresas trabalharem em prol
do seu propósito. Assim, este estudo explora como os colaboradores, em regime de homebase
telecommuting em tempo integral, percecionam a sua participação no propósito da
empresa. Para alcançar este objetivo, realizaram-se 33 entrevistas semiestruturadas, das
quais 23 com home-based telecommuters, duas com gestores de topo e oito clientes de
uma das empresas. Adicionalmente, recolheram-se dados dos websites das empresas,
relacionados com o seu propósito.
Os resultados revelaram que os colaboradores reconhecem as características dos
meios de comunicação e avaliam o contexto para decidir que meios melhor se adequam.
Assim, os colaboradores conseguem ser compreendidos e compreendem os outros.
Portanto, com o aperfeiçoamento da gestão da comunicação interna, o home-based
telecommuting parece não ameaçar a capacidade das empresas de trabalhar em prol do
seu propósito.
Entre as contribuições teóricas, além de confirmar a tendência de redução do número
total de interações sociais e de colegas de trabalho com quem os home-based
telecommuters se relacionam, também foram discutidas as possíveis razões que levam a
esta mudança comportamental. Ademais, são fornecidas orientações para melhorar a
comunicação interna como assegurar que os colaboradores sejam regularmente
informados sobre mudanças/marcos organizacionais. Finalmente, são sugeridas outras
formas de como a experiência de trabalho num contexto de telecommuting poderá ser
explorada. Communication is linked to every step of companies' value creation. The media are among the main factors affecting communication quality. With technological developments, many information transmission and work arrangement forms have emerged, such as home-based telecommuting. One of the main characteristics of homebased telecommuting is the replacement of face-to-face interactions with interactions mediated by Information and Communication Technologies. After the Covid-19 pandemic, many companies decided to keep this working arrangement, raising questions about the capability of these companies to work towards their purpose. Thus, this study explored how full-time home-based telecommuters perceive their participation in the company's purpose. To accomplish this objective, a total of 33 interviews were performed. Interviews were carried out with 23 full-time home-based telecommuters, two top managers, and eight customers of one of the companies where some of these employees were working. Furthermore, data regarding organizational purpose were collected from the companies' websites. Results revealed that employees recognize the different media capabilities and evaluate the context to decide which media best suits their needs. Thus, employees can be understood and understand others. Therefore, by improving internal communication, working from home does not seem to threaten companies' capability to work towards their purpose. Among the theoretical contributions, in addition to confirming the tendency to reduce the total number of social interactions and co-workers with whom home-based telecommuters interact, the possible reasons behind this behavioral change were also discussed. Additionally, guidelines to improve internal communication, such as ensuring that employees are regularly informed about organizational changes/milestones, are presented. Lastly, suggestions for future research, including other ways in which work experience in a telecommuting context could be explored, are suggested. |
Descrição: | Doutoramento em Gestão |
URI: | http://hdl.handle.net/10400.5/95851 |
Aparece nas colecções: | DG - Teses de Doutoramento / Ph.D. Thesis BISEG - Teses de Doutoramento / Ph.D. Thesis |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TD-GAK-2023.pdf | 5,53 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor! |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.