Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10400.5/95488
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Borralho, Sónia Alexandra Mateus Mendes | - |
dc.contributor.advisor | Luís, Henrique Pedro Soares | - |
dc.contributor.author | Campinho, Anabela Costa | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-21T10:11:31Z | - |
dc.date.available | 2024-11-21T10:11:31Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-26 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.5/95488 | - |
dc.description.abstract | Introdução: A Literacia em Saúde influencia os comportamentos e as atitudes para a prevenção e promoção da saúde. O estudo da Literacia em Saúde dos futuros profissionais de saúde oral é importante, de modo a compreender se os estudantes apresentam competências para fornecer um atendimento de qualidade, educar e capacitar os pacientes e promover a saúde pública. Objetivos: Este estudo pretendeu: 1) Estudar a Literacia em Saúde dos estudantes do 5ºano do Mestrado Integrado em Medicina Dentária (MIMD) e os seus fatores associados. 2) Analisar a evolução da Literacia em Saúde dos estudantes da FMDUL ao longo do seu percurso académico. Materiais e métodos: Realizou-se um estudo observacional, analítico e longitudinal. Os dados foram recolhidos realizando um questionário, observações intraorais e a aplicação por entrevista da versão portuguesa do Newest Vital Sign (NVS-Pt). Foi realizada a estatística descritiva usando testes de Mann-Whitney-U, Kruskal-Wallis, Wilcoxon, Qui-Quadrado e post-hoc (teste de Dunn) (α=0,05). Resultados: A amostra incluiu 60 participantes, sendo 20 do 5ºano do MIMD. A maioria dos participantes do 5ºano (90%) apresentou uma Literacia Adequada. Na comparação dos cursos das Licenciaturas em Higiene Oral (LHO) e em Prótese Dentária (LPD) e MIMD não se verificaram diferenças no início do percurso (p=0,066). No entanto, verificou-se que os estudantes do curso da LHO tinham o valor mais baixo do NVS-Pt (3,90) e os do MIMD o mais alto (4,77). Quando comparados os estudantes no início e final do seu curso, verificou-se uma melhoria generalizada da Literacia em Saúde, no entanto melhoria apenas significativa na LHO (p=0,04). Conclusões: A grande maioria dos estudantes do MIMD apresentaram uma Literacia em Saúde adequada no final do seu percurso académico. Os estudantes de todos os cursos melhoraram a Literacia em Saúde ao longo do seu percurso, sendo estas diferenças mais evidentes nos estudantes da LHO. | pt_PT |
dc.description.abstract | Introduction: Health literacy influences behaviors and attitudes towards prevention and health promotion. Studying the health literacy of future oral health professionals is important to understand whether students have the skills to provide quality care, educate and empower patients, and promote public health. Objectives: This study aimed to 1) Study the Health Literacy of 5th-year Integrated master’s degree in Dental Medicine (MIMD). students and its associated factors. 2) Analyze the evolution of the Health Literacy of FMDUL students throughout their course. Materials and methods: An observational, analytical and longitudinal study was carried out. Data was collected using a questionnaire, intraoral observations and an interview using the Portuguese version of the Newest Vital Sign (NVS-Pt). Descriptive statistics were carried out and the Mann-Whitney-U, Kruskal-Wallis, Wilcoxon, Chi-square and post-hoc (Dunn's test) tests were used (α=0,05). Results: The sample included 60 participants, 20 of them from the 5th year of the MIMD. Most of the 5th year participants (90%) presented Adequate Literacy. When comparing the courses of the degree in Oral Hygiene (LHO), degree in Dental Prosthesis (LPD) and MIMD, there were no differences at the beginning of the academic course (p=0,066). However, students on the LHO course had the lowest NVS-Pt (3,90) and those on the MIMD the highest (4,77). When comparing students at the beginning and end of their course, there was a generalized improvement in Health Literacy, but the improvement was only significant in the LHO course (p=0,04). Conclusions: Most of MIMD students had adequate Health Literacy at the end of their academic career. Students on all courses improved their Health Literacy over their training, with these differences being more evident in LHO students. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Teses de mestrado - 2024 | pt_PT |
dc.subject | Saúde Oral | pt_PT |
dc.title | Evolução da literacia em saúde dos estudantes da FMDUL ao longo do percurso académico | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado Integrado em Medicina Dentária | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203714148 | pt_PT |
Aparece nas colecções: | FMD - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_MIMD_AnabelaCampinho_20232024.pdf | 824,62 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.