Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/30588
Título: Perfil dos pacientes atendidos pela especialidade de endodontia no centro de especialidades odontológicas (CEO) de um município de médio porte no interior do estado da Paraíba
Outros títulos: Profile of patients assisted by endodontics specialty at the center of dental specialties (CEO) of a medium-sized city in countryside of the state of Paraíba
Perfil de pacientes atendidos por la especialidad de endodoncia en el centro de especialidades odontológicas (CEO) de una ciudad de mediano porte del interior del estado de Paraíba
Autor: De Oliveira Morais, Izaneide
DAssunção, Fábio Luiz Cunha
Caldas, J. M. P.
Pinho Veloso, Heloísa Helena
Souza Costa, Maria Do Desterro Andrêzza
SALAZAR-SILVA, JUAN RAMON
Palavras-chave: Pesquisa sobre serviços de saúde; Atenção secundária à saúde; Saúde bucal; Endodontia.
Data: 10-Jun-2023
Citação: Morais, I. de O. ., DAssunção, F. L. C., Caldas, J. M. P. ., Veloso, H. H. P. ., Costa , M. do D. A. S. ., & Salazar-Silva, J. R. (2023). Profile of patients assisted by endodontics specialty at the center of dental specialties (CEO) of a medium-sized city in countryside of the state of Paraíba. Research, Society and Development, 12(6), e9012642025. https://doi.org/10.33448/rsd-v12i6.42025
Resumo: A organização dos serviços públicos de odontologia no Brasil apresenta-se como um desafio, pois a má distribuição e baixa capacidade de oferta tem gerado demanda reprimida nos serviços de saúde bucal, em sua maioria, para tratamento de endodontia. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, de caráter exploratório e transversal, objetivo do estudo foi avaliar o fluxo e a organização da assistência em endodontia e perfil dos usuários atendidos pelo centro de especialidades odontológicas numa cidade do interior do estado da Paraíba (PB). O universo foi composto por 18.400 prontuários, que correspondem ao número de usuários cadastrados, que já foram ou aguardam atendimento por alguma das especialidades, a amostra foi constituída por 249 prontuários dos pacientes submetidos a endodontia. Observou-se que a maioria dos indivíduos atendidos eram mulheres entre 26 aos 40 anos, os elementos mais submetidos foram, molares e pré-molares. Embora os resultados tenham caracterizado o acesso da assistência ofertada e perfil dos usuários, houve carência do acesso à informações em virtude dos registros estarem incompletos, além disso, não havia informações disponíveis no sistema de regulação do município, para avaliação do fluxo e demanda reprimida ou viabilizar um comparativo dos atendimentos endodônticos realizados nos últimos cinco anos, para analisar se houve melhora no acesso ao serviço. Concluiu-se que há necessidade de melhoria no preenchimento dos prontuários, na referência e contra referência, adoção de protocolos para planejamento do fluxo direcionado por meio de levantamento epidemiológico que expresse a real demanda, bem como, ampliação da oferta do serviço de endodontia.
Organization of public dental services in Brazil is a challenge, as poor distribution and low supply capacity have generated pent-up demand for oral health services, mostly for endodontic treatment. This is a quantitative, descriptive, exploratory and cross-sectional study, The aim of the study was to evaluate the flow and organization of endodontic care and the profile of users served by the Dental Specialties Center in a city in the interior of the state of Paraíba (PB). Universe consisted of 18,400 medical records, which correspond to the number of registered users, who have already been or are waiting for care by one of the specialties, the sample consisted of 249 medical records of patients undergoing endodontics. It was observed that most of the individuals attended were women between 26 and 40 years old, the most affected teeth were molars and premolars. Although results characterized access to the assistance offered and the profile of users, there was a lack of access to information due to records being incomplete, in addition, there was no information available in the municipality's regulatory system, to assess flow and repressed demand or enable a comparison of endodontic care performed in the last five years, to analyze whether there was an improvement in access to the service. It was concluded that there is a necessity for improvement in filling of medical records, in reference and counter-reference, adoption of protocols for planning directed flow through an epidemiological survey that expresses the real demand, as well as expanding offer of endodontics service.
La organización de los servicios públicos de odontología en Brasil es un desafío, ya que la mala distribución y la baja capacidad de oferta han generado una demanda acumulada de servicios de salud bucal, principalmente para el tratamiento de endodoncia. Se trata de un estudio cuantitativo, descriptivo, exploratorio y transversal, El objetivo del estudio fue evaluar el flujo y la organización de la asistencia endodóntica y el perfil de los usuarios atendidos por el centro de especialidad odontológica en una ciudad del interior del estado de Paraíba (PB). El universo estuvo constituido por 18,400 historias clínicas, que corresponden al número de usuarios registrados, que ya han estado o están en espera de atención por alguna de las especialidades, la muestra estuvo constituida por 249 historias clínicas de pacientes sometidos a endodoncia. Se observó que la mayoría de los individuos atendidos fueron mujeres entre 26 y 40 años, las piezas dentárias más frecuentes fueron molares y premolares. Si bien, los resultados caracterizaron el acceso a la atención ofrecida y el perfil de los usuarios, hubo falta de acceso a la información debido a que los registros estaban incompletos, además, no había información disponible en el sistema normativo del municipio, para evaluar el flujo y demanda reprimida o posibilitar una comparación de la atención endodóncica realizada en los últimos cinco años, para analizar si hubo una mejora en el acceso al servicio. Se concluyó que existe la necesidad de mejorar el llenado de los datos en las historias clínicas, en referencia y contrarreferencia, adopción de protocolos para la planificación del flujo dirigido a través de una encuesta epidemiológica que exprese la demanda real, así como ampliar la oferta del servicio de salud en endodoncia.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/30588
DOI: 10.33448/rsd-v12i6.42025
Aparece nas colecções:ISCSP - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Profile of patients assisted by endodontics specialty at the center of dental specialties.pdf143,86 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.