Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/30061
Title: Intervenção psicomotora na Associação de Paralisia Cerebral Almada Seixal
Author: Ramos, Ricardo Manuel Borralho
Advisor: Melo, Ana Paula Lebre dos Santos Branco
Keywords: Psicomotricidade
Intervenção Psicomotora
Paralisia Cerebral
Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental
Inclusão
Autonomia
Bateria Psicomotora
Atividade Motora Adaptada
Psychomotricity
Psychomotor Therapy
Cerebral Palsy
Intellectual and Developmental Difficulties
Inclusion
Autonomy
Psychomotor battery
Adapted Motor Activity
Defense Date: 2023
Abstract: A Unidade Curricular de Aprofundamento de Competências Profissionais, decorreu entre outubro de 2021 e junho de 2022 na Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal. A associação rege-se pelo lema “se queremos integrar não podemos excluir’’ e desta forma foi possível desenvolver trabalho nos mais variados contextos com a finalidade do trabalho da autonomia como meio para a integração social de jovens e adultos com várias perturbações. O trabalho desenvolvido ao longo do ano, com um grupo e um estudo de caso, encontra-se descrito no presente relatório e baseou-se essencialmente na avaliação com recurso a escalas e baterias de avaliação motora e psicomotora, bem como o planeamento de sessões com base nos objetivos definidos a partir da avaliação inicial. As sessões implementadas ao longo do ano tiveram como principal objetivo aprimorar capacidades que promovessem uma vida mais ativa, autónoma e independente, havendo sempre uma preocupação pelos interesses e motivações da pessoa. Após a descrição do trabalho realizado ao longo do período de estágio é possível encontrar ainda uma reflexão pessoal que retrata a visão do estagiário acerca das situações vivenciadas.
The Curricular Unit of Deepening of Professional Skills took place between October 2021 and June 2022 at the Cerebral Palsy Association of Almada Seixal. The association is governed by the motto "if we want to integrate, we cannot exclude'' and in this way it was possible to develop work in the most varied contexts with the purpose of the work of autonomy as a means for the social integration of young people and adults with various disorders. The work developed throughout the year, with a group and a case study, is described in this report and was essentially based on the evaluation using scales and batteries of motor and psychomotor evaluation, as well as the planning of sessions based on the objectives defined from the initial evaluation. The sessions implemented throughout the year had as main objective to improve capacities that would promote a more active, autonomous, and independent life, always having a concern for the interests and motivations of the person. After the description of the work performed throughout the internship period, a personal reflection that portrays the trainee's view of the situations experienced is presented.
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/30061
Designation: Mestrado em Reabilitação Psicomotora, Ramo de Aprofundamento de Competências Profissionais
Appears in Collections:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_Relatório mestrado RPM_Ricardo Ramos.pdf1,99 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.