Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/22509
Título: As políticas públicas de combate ao insucesso e abandono escolar em Portugal: Estudo sobre os Cursos de Educação e Formação de Adultos em Escolas da Grande Lisboa
Autor: Laurestinho, Andreia Cristina Calado
Orientador: Serra, Fernando Humberto Santos
Palavras-chave: Abandono Escolar
Análise de Políticas Públicas
Educação de Adultos
Cursos EFA
School Dropout
Public Policy Analysis
Adults Education
EFA Courses
Data de Defesa: 1-Out-2021
Editora: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Resumo: A presente dissertação constitui um estudo sobre os cursos de Educação e Formação de Adultos (cursos EFA) realizado em três escolas da área metropolitana de Lisboa e teve como principal objetivo conhecer a relevância desta oferta educativa no combate ao insucesso e abandono escolares e, em particular, os seus efeitos a nível pessoal, académico e profissional. Foi adotada uma abordagem descritiva, de caso, e de tipo qualitativo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas junto de vinte e nove participantes: catorze formandos, oito ex-formandos, cinco formadores e duas coordenadoras deste curso nas três escolas em estudo. Os resultados mostraram que o curso tem sido frequentado por uma diversidade cada vez maior de pessoas, principalmente jovens, sendo que o que os leva a entrar no curso são sobretudo motivações extrínsecas. Para a maioria dos alunos entrevistados estar no curso, não obstante as dificuldades, constitui uma oportunidade para uma mudança de comportamento e uma mais forte tomada de consciência cívica, maior confiança e motivação para prosseguir estudos. Contudo, nalguns casos o curso não correspondeu às expectativas. No que toca aos coordenadores e formadores os dados revelam que embora seja um público com o qual gostam de trabalhar, subsistem dificuldades em lidar com o forte absentismo existente, os referenciais e a estrutura do curso e o descaso de alguns colegas formadores. Os mesmos consideram o curso vantajoso como meio para prosseguir estudos através de percursos alternativos, mas não para seguir estudos superiores, com exceção dos cursos de dupla certificação. Para os ex-formandos a passagem pelo curso EFA superou as expectativas e os seus efeitos fizeram-se sentir sobretudo na realização pessoal, seguido de ganhos de competências e aptidões académicas e revelando-se menos eficaz no que toca à empregabilidade. Ainda neste contexto é percetível que o curso, mesmo após anos desde a sua implementação, ainda é bastante relevante como medida promotora para o sucesso escolar deste público-alvo, todavia o nível de satisfação não é unânime, sendo necessário rever algumas questões importantes que poderão levar a uma estagnação e pôr em causa a sua evolução.
The present dissertation constitutes a case study about the courses of adults education and formation (known as EFA courses) that took place in three schools in the metropolitan area of Lisbon, with the main purpose of know the importance of this educational offer dealing against school failing and dropout and, particularly, its effects on a personal, academic and professional level. A descriptive approach case with qualitative analysis was adopted. Semi-structured interviews were conducted with twenty nine participants distributed by fourteen trainees, eight former trainees, five trainers and two coordinators of the course at the three schools under study. The results indicated that the course has been frequented by a greater diversity of people, especially young adults, since what drives them to enter the course are mainly extrinsic motivations. For the majority of them being on the course, despite difficulties, constitutes an opportunity to behavioral changes, a stronger civic awareness, more confidence and motivation to pursue studies. However, in some cases the course hasn’t matched its expectations. Regarding the trainers and coordinators the data reveals that, although it’s a public they like to work with, there remains some difficulties dealing with the constant absenteeism, the key competencies references, the structure of the course along with some fellow treiners neglect. They conclude that the course’s beneficial as a way to pursue studies through alternative courses, but not so much for those who want to pursue higher studies with an exception of dual certificate courses. To ex-treinees the passage through the EFA course exceeded its expectations and the effects were highly felt mainly in personal achievement, followed by gains in academic skills and aptitudes, but revealed to be less effective regarding employability. Furthermore, it´s noticeable that this public measure, even after years since its implementation, remains as a very important measure that promotes the academic success of this target audience, however many people don’t feel fulfilled, being necessary to review some important issues that may lead to stagnation and cost its evolution.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Gestão e Políticas Públicas
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/22509
Aparece nas colecções:ISCSP - Trabalhos Finais de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Final Andreia Laurestinho.pdf1,97 MBAdobe PDFVer/Abrir
Resumo e Abstract Andreia Laurestinho.pdf191,07 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.