Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10400.5/19737
Título: | Intervenção psicomotora com crianças e jovens com perturbação do espectro do autismo (PEA) do Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves |
Autor: | Magalhães, Inês Filipa Salvador |
Orientador: | Melo, Ana Paula Lebre dos Santos Branco |
Palavras-chave: | Contexto escolar Dança Ensino inclusivo Intervenção psicomotora Intervenção individual Intervenção em grupo Meio aquático Necessidades educativas especiais Perturbação do espetro do autismo Unidades de ensino estruturado Aquatic environment Autism spectrum disorder Dance Group intervention Inclusive education Individual Intervention Psychomotor Intervention Special educational needs School context Units of structured teaching |
Data de Defesa: | 31-Mai-2019 |
Resumo: | O presente relatório reflete a Intervenção Psicomotora realizada no Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves, no ano letivo 2017/2018, com 33 crianças e jovens entre os 5 e os 19 anos com Necessidades Educativas Especiais, maioritariamente Perturbação do Espetro do Autismo (PEA). A terapia foi conduzida em sessões individuais e de grupo, incluindo o Projeto de Dança & Movimento bem como Intervenção em Meio Aquático.
De modo a enquadrar o trabalho com esta população, é apresentada neste relatório uma revisão da literatura acerca da PEA, dos modelos de intervenção mais comummente utilizados na PEA, da Intervenção Psicomotora e da sua relação com a PEA, de Intervenções de Grupo como a Dança e o Meio Aquático na PEA e, considerando que o trabalho foi desenvolvido em contexto escolar, do Enquadramento Legal e do Ensino Inclusivo.
Como complemento à revisão teórica, três estudos de caso foram selecionados para ilustrar o trabalho realizado. Estes estudos de caso incluem duas intervenções individuais/pares e o Projeto de Dança & Movimento. The present report reflects a Psychomotor Intervention carried on in the Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves during the school year 2017/2018 with 33 children between the age of 5 and 19 with Special Educational Needs, mainly Autism Spectrum Disorder (ASD). The therapy was conducted in both individual and group sessions, the latter included a Dance and Movement Project as well as an Aquatic Environment Intervention. In order to frame the work done with this population, this report reviews the literature about ASD, the most commonly intervention models used with ASD, the Psychomotor Intervention and its relationship with ASD, Group Interventions such as Dance and Aquatic Environment in ASD and, considering that the work was developed in a school context, the Legal Framework and Inclusive Education. As a complement to the theory three case studies were picked to illustrate the work performed. Such selected case studies included two individual/peer interventions and the group project Dança & Movimento. |
URI: | http://hdl.handle.net/10400.5/19737 |
Designação: | Mestrado em Reabilitação Psicomotora, Ramo de Aprofundamento de Competências Profissionais |
Aparece nas colecções: | BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_Relatório de Estágio em Reabilitação Psicomotora_ Magalhães, Magalhães, Inês Filipa Salvador.pdf | 1,59 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.