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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSoares, Maria Eduarda-
dc.contributor.advisorMota, João-
dc.contributor.authorGuimarães, Joana Faria-
dc.date.accessioned2016-01-26T13:58:20Z-
dc.date.available2016-01-26T13:58:20Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationGuimarães, Joana Faria (2012). "Marketing interno e motivação : estudo de caso numa pequena ou média empresa". Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.5/10768-
dc.descriptionMestrado em Marketingpt_PT
dc.description.abstractO Marketing Interno, qualquer que seja a perspetiva adotada, parte do pressuposto de que o desempenho das empresas junto dos seus clientes pode melhorar se os seus funcionários forem encarados como podendo contribuir para esse desempenho. Essas contribuições, que podem ser diretas ou indiretas, podem ser fundamentais na criação de produtos e serviços diferenciados, com o consequente reflexo no resultado final entregue ao cliente e, nessa medida, no desempenho bem-sucedido das empresas. Neste trabalho, e tendo por base uma PME, pretende-se avaliar alguns dos resultados das atividades internas desencadeadas no âmbito de um programa regular de marketing interno. Os dados foram recolhidos através de uma entrevista a um dos responsáveis e de questionários a todos os funcionários da empresa. Os resultados revelaram: 1) Existe coerência entre a perspetiva de MI transmitida pela organização e a perspetiva dos colaboradores, estando ambas a partes convictas quanto à importância desta ferramenta tem para o bom funcionamento da organização; 2) A maioria dos colaboradores conhece e participa nas atividades de Marketing Interno, não deixando de existir um pequeno grupo de pessoas onde esta informação não está a chegar; 3) Os resultados revelaram ainda bons níveis de motivação na empresa e que existe uma correlação positiva entre a motivação e o conhecimento das atividades de MI e dos seus resultados.pt_PT
dc.description.abstractInternal Marketing, no matter the adopted perspective, assumes that the performance of companies can be improved if their employees are seen as being able to contribute to this performance. These contributions can be direct or indirect, can be critical in creating differentiated products/services, with consequent reflection on the end result delivered to the client. In this work, and based on a Small Organization, we intend to evaluate some of the results of activities within the scope of the IM program. Data was collected through an interview with one of the General managers as well as questionnaires to all employees. Results revealed that 1) The perspective of IM that the organization wishes to transmit is in agreement with the perspective held by employees, and both parties agree on the importance that this tool has for the their satisfaction and good functioning of the company; 2) A large majority of employees is aware of and participates in IM Marketing activities, although there's a small group where this information is not getting through; 3) Results also reveal good levels of motivation among employees and that there is a positive correlation between motivation and knowledge of IM activities and their results.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Economia e Gestãopt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectMarketing Internopt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectPMEpt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectInternal Marketingpt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.subjectSmall Organizationspt_PT
dc.titleMarketing interno e motivação : estudo de caso numa pequena ou média empresapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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