Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/102763
Título: How Design Choices can support the mediation of historical contents for children: a project analysis
Autor: Krause, Philine
Orientador: Duarte, Jorge Manuel dos Reis Tavares
Palavras-chave: Information design
Análise do projeto
Pedagogia do museu
Conceção da exposição
Aprendizagem histórica
Data de Defesa: 2-Jun-2025
Resumo: Projetos profissionais, como a criação de uma exposição, apresentam a oportunidade de conhecer e entender o processo próprio de trabalho. Analisar e refletir os padrões cognitivos, criativos e logísticos é um ponto de partida para futuramente melhorar os processos de design. Neste con­texto, a comissão e posterior criação de uma exposição para crianças serve de objeto de estudo e incentivo para analisar a relação entre information design e conceitos pedagógicos numa perspetiva proces­sual. Em 2023, foi proposta à autora da presente tese a criação do conceito para uma exposição direci­onada ao público infantil, com o objetivo de explicar a História da Abadia Brauweiler, um lugar na Alemanha com mil anos de história, ao longo de onze estações ilustradas em banda desenhada. A projeção desta exposição, que serviu de base para a posterior conceção da banda desenhada por parte de uma ilustradora, exigiu que a autora estabelecesse um equilíbrio entre objetos pedagógicos e objetos de design. Foi esta experiência de ponderar decisões entre duas perspetivas num contexto de grande responsabilidade, que serviu de incentivo para a escolha do tema da presente tese - a relação entre design e pedagogia, com especial foco na sua relação durante o processo de trabalho. A examinação do estado da arte deste tema mostra que a maioria dos investigadores estudou a relação entre design e pedagogia com especial foco no produto, por exemplo na forma de avaliar uma exposição ou parte dela. Mas, a perspetiva pessoal do designer durante o processo de criação ainda não teria sido estudada até à data. Portanto, esta tese apresente uma oportunidade para trans­formar experiência em conhecimentos teóricos. Num primeiro momento, para melhor entender o contexto e enquadramento do projeto, a autora examina o panorama dos museus na Alemanha. Entender a História da Abadia Brauweiler é também essencial para clarificar as condições relacionadas com o projeto. Atualmente, este edifício é um museu, um centro cultural e um memorial, mas entre 1024 e 2024 teve muitas outras funções. (…)Seguindo esta análise, a autora constata que, durante o processo de criação de uma exposição sobre História, a relação entre design e pedagogia desenvolve-se de forma dinâmica e em vários níveis, visto que a designer tem de saltar entre as várias fases e campos vitais do processo. Deste modo, o desenvolvimento da relação entre design e pedagogia é influenciado pelos fatores anteriores, as condições da proposta e o tipo do museu. Para além das influências logísticas, existem também influências cognitivas, como o sentimento de responsabilidade. Para visualizar esta relação, a autora desenha um sistema de coordenadas com os fatores da comis­são (as condições externas); objetivo; e prazo (o fator 'tempo') e a pedagogia e o design. Come­çando no ponto da comissão e, por isso com o/ a designer, a relação desenvolve-se em forma espiral nascendo em complexidade com a solidificação do produto final. Como é que o/ designer pode utilizar a realização, que o design traduz a pedagogia para um espaço tangível? Seguindo esta per­gunta, a autora desenha um modelo bidimensional com o incentivo de apoiar o/ a designer durante o processo e sua experiência e impulsionar à sua reflexão. Um próximo passo poderá ser investigar um processo de vários designers para aprofundar o estudo e concretizar novas ferramentas que de apoio ao design. Visto que neste caso a autora e a designer são a mesma pessoa, este estudo do caso tem limitações. Além de ser a autora a examinar o seu próprio trabalho, esta tem também uma relação pessoal com o lugar de interesse. Considerando isto, blindspots ou preconceitos não poderem ser excluídos. Adicionalmente, a distância temporal entre a realização do projeto e o seu estudo pode ter gerado perdas de informação. No geral, porém, a tese sugere pensamentos interessantes para o campo do information design e a pedagogia no contexto dum museu de História e impulsiona futuras investiga­ções. Possivelmente seria interessante de examinar designers durante (ao mesmo tempo) os pro­cessos de design e com isso incluir múltiplas experiências. Espera-se que este trabalho apoie a partilha de reflexões profissionais durante projetos e ofereça abordagens novas e criativas
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/102763
Designação: Dissertação de Mestrado em Museologia e Museografia, Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes, 2024
Aparece nas colecções:FBA - Dissertações de Mestrado



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