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degois.publication.locationSantiago de Compostelapt_PT
dc.contributor.authorTeixeiro, Alva-
dc.date.accessioned2025-06-20T17:02:20Z-
dc.date.available2025-06-20T17:02:20Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationAlva Martínez Teixeiro. Nenhum vestígio de impureza – Da necessidade estética na ética e na poética de Sophia de Mello Breyner Andresen, Santiago de Compostela, Edicións Laiovento (Coleção ‘Ensaio’, 303), 2013. ISBN 978-84-8487-232-0. 358 páginas.pt_PT
dc.identifier.isbn978-84-8487-232-0-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.5/101656-
dc.descriptionEsta publicação é resultado da pesquisa realizada, entre setembro de 2011 e maio de 2012, com o auxílio de uma "Bolsa de Investigação para Estudiosos Estrangeiros" da Fundação Calouste Gulbenkian.pt_PT
dc.description.abstractEste ensaio estuda a obra ímpar de Sophia de Mello Breyner Andresen (Porto, 1919 - Lisboa, 2004) que, à margem dos "standars" estéticos do seu tempo, representa uma das vias possíveis de retorno à pura necessidade intelectual de beleza, verdade e sabedoria. Através de valores como o de um domínio estético excecional, um luminoso saber intuitivo equilibrado com uma poderosa capacidade intelectual e uma certa vontade tutelar, a representação literária que a autora nos oferece apresenta-se como fundadora de um mundo diferente ou, antes, de um sentido diferente para o mundo. Dos géneros diversos em que se manifesta a sua escrita, emana um certo valor arcangélico e, ao mesmo tempo, perturbador, mas sempre luminoso dentro de uma met¡eorologia escritural variável. Neste sentido, a essência da poesia de Sophia deriva da exigência de esclarecimento, a partir da oposição contra qualquer forma de mistificação ontológica e/ou moral, como a indeferença, a alienação, a mentira ou a injustiça. Essa orientação conduz, necessariamente a uma separação, a maior possível, da banalização do real. A possibilidade da literatura numa civilização dominada por um estreito racionalismo conformista ou, na melhor das hipóteses, cinicamente pessimista torna-se assim um problema específico da escrita da utora portuguesa que esta soluciona por duas vias: afasta-se do mundo para oferecer uma idealidade só possivel no espaço da arte ou, num movimento oposto, encara desde o seu próprio centro a circunstância contemporânea como única possibilidade de negá-la de modo fundamentado. O Ensaio é o resultado do Projeto de Pós-Doutoramento “Nenhum vestígio de impureza. Poéticas da obra de Sophia de Mello de Breyner Andresen” que, orientado pelo Professor Carlos Mendes de Sousa, foi realizado pela autora no Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho.pt_PT
dc.description.sponsorshipFundação Calouste Gulbenkianpt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherLaioventopt_PT
dc.relation.ispartofseriesEnsaio; 303-
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectPoesiapt_PT
dc.subjectFicçãopt_PT
dc.subjectSophia de Mello Breyner Andresenpt_PT
dc.subjectEscritapt_PT
dc.subjectÉticapt_PT
dc.subjectEstéticapt_PT
dc.titleNenhum vestígio de impureza: da necessidade estética na ética e na poética de Sophia de Mello Breyner Andresenpt_PT
dc.typebookpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
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