Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/100390
Título: Literacia em inteligência artificial na educação de adultos
Autor: Touças, Hélder Rui Gama Maurício Lourenço
Orientador: Viana, Joana Andreia Domingues, 1983-
Palavras-chave: Literacia digital
Competências digitais
Educação de adultos
Inteligência artificial
Dissertações de mestrado - 2024
Data de Defesa: 5-Dez-2024
Resumo: A presente dissertação, desenvolvida no âmbito do Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais, pretende investigar como é que a literacia em IA pode ser promovida e aplicada e de que forma as práticas educativas atuais capacitam os indivíduos para interagirem com as tecnologias baseadas em IA. O problema central deste estudo é: Como promover a Literacia em Inteligência Artificial em educação e formação de adultos? e adota uma metodologia qualitativa, que combina a análise documental de 37 artigos científicos e nove entrevistas semidiretivas a investigadores e educadores da Ásia, Europa e América Central. Esta abordagem permite a exploração aprofundada de três eixos que orientam a investigação: a definição do conceito de Literacia em IA; as (perspetivas tidas sobre as) práticas educativas implementadas para promovê-la; e a caracterização dos grupos populacionais envolvidos nessas práticas. Os resultados revelam três competências-chave essenciais consideradas no domínio da Literacia em IA: utilizar as tecnologias de IA com responsabilidade e em segurança; avaliar criticamente os seus pontos fortes e limitações; e ser capaz de refletir eticamente sobre o seu impacto social. Demonstram também que métodos ativos de aprendizagem, como o project-based learning, a aprendizagem baseada na resolução de problemas e as metodologias participativas são abordagens pedagógicas adequadas para promover tanto a compreensão como a aplicação prática da IA. Ao nível dos grupos abrangidos, um dos principais contributos do estudo é a identificação dos adultos que não estão a ser suficientemente abrangidos pelas iniciativas de Literacia em IA, entre os quais, os migrantes e os adultos mais velhos. Conclui-se que a Literacia em IA é um conceito abrangente e multidimensional cuja promoção poderá constituir uma ferramenta de justiça social e equidade digital. Reforça-se a importância de serem desenvolvidas iniciativas de Literacia em IA inclusivas, acessíveis e orientadas para as necessidades dos aprendentes adultos - especialmente os que pertencem aos grupos menos abrangidos e são identificadas lacunas no que diz respeito ao desenvolvimento de competências técnicas como a programação em IA.
This dissertation, developed within the scope of the Master's Degree in Education and Digital Technologies, seeks to explore how AI Literacy can be promoted and applied and how current educational practices empower individuals to interact with AI-based technologies. The central problem of this study is: How to promote Artificial Intelligence Literacy in adult education and training? and adopts a qualitative methodology, combining the documentary analysis of 37 academic articles and nine semi-directive interviews with researchers and educators from different regions, including Asia, Europe and Central America. This approach allows an in-depth exploration of three research questions that guide the study: the definition of the concept and constructs of AI literacy; the educational practices implemented to promote it; and the characterization of the population groups involved in these initiatives. The findings identify three key competencies that are critical for AI Literacy: using AI technologies responsibly and safely, critically evaluating their strengths and limitations, and reflecting on their broader ethical and societal impacts. They also demonstrate that active learning methods such as project-based learning, problem-based learning and participatory methodologies are particularly effective pedagogical approaches for promoting both the understanding and practical application of AI concepts. In terms of the groups covered, one of the main contributions of the study is the identification of groups vulnerable to the AI gap, including as migrants and older adults. It concludes that AI Literacy is a comprehensive and multi-dimensional concept and offers recommendations for promoting AI literacy as a tool for advancing social justice and fostering digital equity. It highlights the importance of developing AI Literacy initiatives that are inclusive, accessible and geared towards the needs of adult learners - especially those belonging to the least served groups - and identifies gaps in the development of technical skills such as AI programming.
Descrição: Dissertação de mestrado, Educação e Tecnologias Digitais - EaD, 2024, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/100390
Designação: Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais - EaD
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