Publication
Panorama sobre questões socioambientais e educação CTS: indicativos em teses e dissertações em educação em ciências no Brasil
| dc.contributor.author | Medeiros Da Fonseca, Eril | |
| dc.contributor.author | Duso, Leandro | |
| dc.contributor.author | Reis, Pedro | |
| dc.date.accessioned | 2025-01-09T15:46:55Z | |
| dc.date.available | 2025-01-09T15:46:55Z | |
| dc.date.issued | 2024 | |
| dc.description.abstract | A articulação entre a Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e questões socioam- bientais é de extrema importância para promover uma compreensão mais ampla e crítica das relações entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente. A Educação CTS envolve uma abordagem interdisciplinar que busca desenvolver o pensamento crítico, a ética e a responsa- bilidade social dos estudantes em relação às questões científicas e tecnológicas que afetam a sociedade e o meio ambiente. Assim, o presente trabalho apresenta uma pesquisa documental, do tipo qualitativa, realizada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e no Catálogo de Teses & Dissertações da CAPES sobre questões socioambientais e educação CTS, tendo como objetivo da pesquisa descrever um panorama das pesquisas em educação em Ciências no Brasil que articulam a educação CTS com as questões socioambientais. Como procedimento analítico optamos pela Análise Textual Discursiva que proporcionou a sistematização das in- formações, com o intuito de explicá-las sem generalizações. No total, foram encontradas 12 dissertações de mestrado acadêmico, 18 dissertações de mestrado profissional, e 5 teses de doutorado. As pesquisas que fazem parte do corpus de análise, tiveram diferentes focos de análise e resultados que diferem uns dos outros que foram agrupados de acordo com sua na- tureza e conteúdo específico de sua abordagem a partir de elementos semelhantes: i) mudança de comportamento frente a questão socioambiental; ii) importância do conhecimento científico e dos recursos didáticos para promover a aprendizagem; iii) propostas a partir do contexto e com foco em implicações sociais. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | da Fonseca, E., Duso, L., & Reis, P. (2024). Panorama sobre questões socioambientais e educação CTS: indicativos em teses e dissertações em educação em ciências no Brasil. Indagatio Didactica, 16(3), 407-422. https://doi.org/10.34624/id.v16i3.38487 | pt_PT |
| dc.identifier.doi | 10.34624/id.v16i3.38487 | pt_PT |
| dc.identifier.issn | 1647-3582 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.5/97044 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | Universidade de Aveiro | pt_PT |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
| dc.subject | Temas socioambientais | pt_PT |
| dc.subject | Questões socioambientais | pt_PT |
| dc.subject | Pesquisa documental | pt_PT |
| dc.subject | Práticas educativas | pt_PT |
| dc.subject | Educação ambiental | pt_PT |
| dc.subject | CTS | pt_PT |
| dc.subject | Educação em ciências | pt_PT |
| dc.subject | CTSA | pt_PT |
| dc.title | Panorama sobre questões socioambientais e educação CTS: indicativos em teses e dissertações em educação em ciências no Brasil | pt_PT |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.endPage | 422 | pt_PT |
| oaire.citation.issue | 3 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 407 | pt_PT |
| oaire.citation.title | Indagatio Didactica | pt_PT |
| oaire.citation.volume | 16 | pt_PT |
| person.familyName | Medeiros da Fonseca | |
| person.familyName | Duso | |
| person.familyName | Reis | |
| person.givenName | Eril | |
| person.givenName | Leandro | |
| person.givenName | Pedro | |
| person.identifier.ciencia-id | 8F1C-2898-2007 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0001-9529-2357 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-2605-0829 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-9549-2516 | |
| person.identifier.rid | N-3288-2013 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 57193267302 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | article | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | c5c78695-0019-49fc-9113-f9b09aa7505e | |
| relation.isAuthorOfPublication | 30af7b2b-5bcb-481c-a3a9-42cd5e8dfecb | |
| relation.isAuthorOfPublication | fe75119b-5643-4cbb-9543-a938aa0bece4 | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 30af7b2b-5bcb-481c-a3a9-42cd5e8dfecb |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- 2024_PanoramasobrequestessocioambientaiseeducaoCTS_indicativosemtesesedissertaesemeducaoemcinciasnoBrasi.pdf
- Size:
- 297.67 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.2 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
