Repository logo
 
Publication

Panorama sobre questões socioambientais e educação CTS: indicativos em teses e dissertações em educação em ciências no Brasil

dc.contributor.authorMedeiros Da Fonseca, Eril
dc.contributor.authorDuso, Leandro
dc.contributor.authorReis, Pedro
dc.date.accessioned2025-01-09T15:46:55Z
dc.date.available2025-01-09T15:46:55Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractA articulação entre a Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e questões socioam- bientais é de extrema importância para promover uma compreensão mais ampla e crítica das relações entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente. A Educação CTS envolve uma abordagem interdisciplinar que busca desenvolver o pensamento crítico, a ética e a responsa- bilidade social dos estudantes em relação às questões científicas e tecnológicas que afetam a sociedade e o meio ambiente. Assim, o presente trabalho apresenta uma pesquisa documental, do tipo qualitativa, realizada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e no Catálogo de Teses & Dissertações da CAPES sobre questões socioambientais e educação CTS, tendo como objetivo da pesquisa descrever um panorama das pesquisas em educação em Ciências no Brasil que articulam a educação CTS com as questões socioambientais. Como procedimento analítico optamos pela Análise Textual Discursiva que proporcionou a sistematização das in- formações, com o intuito de explicá-las sem generalizações. No total, foram encontradas 12 dissertações de mestrado acadêmico, 18 dissertações de mestrado profissional, e 5 teses de doutorado. As pesquisas que fazem parte do corpus de análise, tiveram diferentes focos de análise e resultados que diferem uns dos outros que foram agrupados de acordo com sua na- tureza e conteúdo específico de sua abordagem a partir de elementos semelhantes: i) mudança de comportamento frente a questão socioambiental; ii) importância do conhecimento científico e dos recursos didáticos para promover a aprendizagem; iii) propostas a partir do contexto e com foco em implicações sociais.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationda Fonseca, E., Duso, L., & Reis, P. (2024). Panorama sobre questões socioambientais e educação CTS: indicativos em teses e dissertações em educação em ciências no Brasil. Indagatio Didactica, 16(3), 407-422. https://doi.org/10.34624/id.v16i3.38487pt_PT
dc.identifier.doi10.34624/id.v16i3.38487pt_PT
dc.identifier.issn1647-3582
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.5/97044
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade de Aveiropt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTemas socioambientaispt_PT
dc.subjectQuestões socioambientaispt_PT
dc.subjectPesquisa documentalpt_PT
dc.subjectPráticas educativaspt_PT
dc.subjectEducação ambientalpt_PT
dc.subjectCTSpt_PT
dc.subjectEducação em ciênciaspt_PT
dc.subjectCTSApt_PT
dc.titlePanorama sobre questões socioambientais e educação CTS: indicativos em teses e dissertações em educação em ciências no Brasilpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage422pt_PT
oaire.citation.issue3pt_PT
oaire.citation.startPage407pt_PT
oaire.citation.titleIndagatio Didacticapt_PT
oaire.citation.volume16pt_PT
person.familyNameMedeiros da Fonseca
person.familyNameDuso
person.familyNameReis
person.givenNameEril
person.givenNameLeandro
person.givenNamePedro
person.identifier.ciencia-id8F1C-2898-2007
person.identifier.orcid0000-0001-9529-2357
person.identifier.orcid0000-0002-2605-0829
person.identifier.orcid0000-0002-9549-2516
person.identifier.ridN-3288-2013
person.identifier.scopus-author-id57193267302
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationc5c78695-0019-49fc-9113-f9b09aa7505e
relation.isAuthorOfPublication30af7b2b-5bcb-481c-a3a9-42cd5e8dfecb
relation.isAuthorOfPublicationfe75119b-5643-4cbb-9543-a938aa0bece4
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery30af7b2b-5bcb-481c-a3a9-42cd5e8dfecb

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2024_PanoramasobrequestessocioambientaiseeducaoCTS_indicativosemtesesedissertaesemeducaoemcinciasnoBrasi.pdf
Size:
297.67 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.2 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: