Logo do repositório
 
A carregar...
Miniatura
Publicação

A crise asiática : algumas hipóteses de interpretação

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
AMENDONÇA.MFARTO.1999.pdf1.27 MBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

Neste trabalho procuramos proceder a uma reflexão sobre a natureza da crise actual respondendo simultaneamente a algumas outras questões com ela relacionadas. O primeiro reafirma a existência de um verdadeiro “milagre económico asiático” e salienta os seus determinantes, designadamente a fortíssima importação de capitais, a produção para exportação apoiada na forte reputação da gestão macroeconómica. A crise das economias de este edo sul da Ásia, produz-se na sequência de um periodo relativamente longo de forte crescimento que se inicia num primeiro grupo de países na segunda metade da década de 60 e num segundo grupo na viragem da década de 70 para 80. A este forte crescimento corresponde também um processo de integração plena das economias na dinâmica da economia mundial que se afirma concretamente pela adopção generalizada de um modelo exportador e de abertura aos capitais externos.

Descrição

Palavras-chave

Globalização da economia Economia internacional Industrialização Sistema financeiro internacional Crise económica Crescimento económico Ásia

Contexto Educativo

Citação

Mendonça, António e Manuel Farto .(1991). “A crise asiática : algumas hipóteses de interpretação”, Questões de Economia Europeia, 2º Encontro Internacional, CEDIN, Vol. I, 1999.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo

Editora

CEDIN

Licença CC