Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A opção expatriado-local na gestão de topo das subsidiárias das empresas multinacionais: o caso das subsidiárias portuguesas de empresas alemãs

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
serial391012003.pdf14.8 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

No seguimento do processo de internacionalização das empresas, vários problemas se poem no que respeita à gestão, nomeadamente, das suas subsidiárias. Como é feita a gestão internacional dessas unidades na perspectiva quer da competitividade local quer na perspectiva da competitividade dentro do grupo? Os principais responsáveis por essas unidades poderão ser dos mais importantes factores de presença nos mercados locais e de coesão dentro do grupo. Analisámos, através dum estudo descritivo um conjunto de subsidiárias portuguesas de empresas alemãs, no que respeita à nacionalidade do seu principal responsável. Em seguida estudamos com um pouco mais de profundidade o problema através do estudo de sete casos. Concluímos que a presença em Portugal de expatriados do país de origem e quase a regra, mas que existem pistas que podem contrariar esta constatação.

Description

Keywords

Expatriado Transferência Cultura

Pedagogical Context

Citation

Nevado, Pedro Picaluga . 2003. “A opção expatriado-local na gestão de topo das subsidiárias das empresas multinacionais: o caso das subsidiárias portuguesas de empresas alemãs” .Instituto Superior de Economia e Gestão. Departamento de Gestão /Documento de trabalho nº 5-02.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

ISEG - Departamento de Gestão

CC License