Repository logo
 
Publication

A interação na educação superior a distância: um estudo de caso na Universidade Aberta do Brasil

dc.contributor.authorNunes, Carolina Schmitt
dc.contributor.authorPeixoto, João
dc.contributor.authorSilva, Karin Vieira da
dc.contributor.authorOsinski, Marilei
dc.date.accessioned2023-01-03T15:42:14Z
dc.date.available2023-01-03T15:42:14Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é conhecer a percepção de alunos, tutores e professores ao longo de um curso de graduação a distância, no que se refere à interação estabelecida entre eles. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com coordenadores (6), tutores presenciais (8), tutores a distância (2) e alunos concluintes (24) do curso de administração a distância ofertado pela Universidade Federal de Santa Catarina através do Sistema Universidade Aberta do Brasil. A análise de dados seguiu os preceitos da análise de conteúdo de Bardin (2004). Os resultados indicam que as interações aconteciam presencialmente e virtualmente e que os alunos consideram a interação entre eles e com os tutores satisfatória. Entretanto, em relação aos professores, a satisfação tende a decrescer. Além disso, há evidências nos discursos dos entrevistados de que a interação pode afetar tanto no desempenho quanto na permanência dos alunos no curso, especialmente nos primeiros semestres.pt_PT
dc.description.abstractThe objective of this work is to analyze the perception of students, tutors and professors regarding the interaction established between them in a distance education course. Data were collected through semi-structured interviews, with course coordinators (6), face-to-face tutors (8), distance tutors (2) and students (24) of the Business Program offered by the Federal University of Santa Catarina, through The Brazilian Open University System. Regarding data analysis, content analysis precepts of Bardin (2004) were used. The results indicate that interactions occur in person and virtually and that students consider their interaction with other students and with tutors as satisfactory, however, with professors, this satisfaction tends to decrease. In addition, there are evidences that interaction can affect students’ performance and their permanence in the course, especially in the first semesterspt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationNunes, Carolina Schmitt … [et al.] .(2018). “A interação na educação superior a distância: um estudo de caso na Universidade Aberta do Brasil”. Competência – Revista de Educação Superior do Senac – RS, Vol. 11, Nº. 2: pp. 1-9. (Search PDF in 2022).pt_PT
dc.identifier.issn2177-4986 (Online)
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.5/26675
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherServiço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENACpt_PT
dc.subjectUniversidade Abertapt_PT
dc.subjectEducação à distânciapt_PT
dc.subjecte-learningpt_PT
dc.subjectBrasilpt_PT
dc.subjectBrazilian Open University Systempt_PT
dc.subjectDistance Education Coursept_PT
dc.subjecte-learningpt_PT
dc.titleA interação na educação superior a distância: um estudo de caso na Universidade Aberta do Brasilpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
JPEIXOTO et al. 2018.pdf
Size:
439.22 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: