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Abstract(s)
Historicamente, a origem e o desenvolvimento das escolas móveis devem ser analisados à luz da “aliança entre república e escola”, firmada “pelas noções de serviço público e de regeneração político-social”; em causa, a construção de uma nova cidadania (Magalhães, 2010, p. 349). Um pressuposto, sublinhe-se, que implicava a consolidação da escola como norma. Não obstante as críticas de que foram alvo, as escolas móveis criaram uma dinâmica pedagógica que é justo assinalar. Interessa, sobretudo, afirmar o exemplo cívico, mais do que considerar o número de alunos que frequentaram essas escolas ou, mesmo, a qualidade das aprendizagens nesses espaços educativos. Ainda assim, contribuíram para o aumento da procura da educação.
Description
Keywords
Escolas móveis Instrução popular Casimiro Freire
Pedagogical Context
Citation
Silva, Carlos Manique da (2020). Origem, desenvolvimento e sentido histórico das escolas móveis. In J. Pintassilgo, & M. I. Ferreira (Coords.), Casimiro Freire: o republicanismo e a instrução popular (pp. 183-202). Lisboa: Edições Colibri.
