Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Origem, desenvolvimento e sentido histórico das escolas móveis

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Historicamente, a origem e o desenvolvimento das escolas móveis devem ser analisados à luz da “aliança entre república e escola”, firmada “pelas noções de serviço público e de regeneração político-social”; em causa, a construção de uma nova cidadania (Magalhães, 2010, p. 349). Um pressuposto, sublinhe-se, que implicava a consolidação da escola como norma. Não obstante as críticas de que foram alvo, as escolas móveis criaram uma dinâmica pedagógica que é justo assinalar. Interessa, sobretudo, afirmar o exemplo cívico, mais do que considerar o número de alunos que frequentaram essas escolas ou, mesmo, a qualidade das aprendizagens nesses espaços educativos. Ainda assim, contribuíram para o aumento da procura da educação.

Description

Keywords

Escolas móveis Instrução popular Casimiro Freire

Pedagogical Context

Citation

Silva, Carlos Manique da (2020). Origem, desenvolvimento e sentido histórico das escolas móveis. In J. Pintassilgo, & M. I. Ferreira (Coords.), Casimiro Freire: o republicanismo e a instrução popular (pp. 183-202). Lisboa: Edições Colibri.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Edições Colibri

CC License