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Presidenciais 2006: os media e a construção das candidaturas

dc.contributor.advisorCabral, Manuel Villaverdept
dc.contributor.authorSalgado, Susana
dc.date.accessioned2010-06-17T10:16:27Z
dc.date.available2010-06-17T10:16:27Z
dc.date.issued2007pt
dc.descriptionTese de doutoramento em Ciências Sociais (Sociologia Política), apresentada à Universidade de Lisboa, através do Instituto de Ciências Sociais em 2007pt
dc.description.abstractComo é que um candidato se torna presidente? Que tipos de elegibilidade estão presentes numa eleição presidencial em Portugal? Como podem os candidatos influenciar a forma como os eleitores os vêem? Essas percepções podem influenciar os resultados eleitorais? As imagens dos candidatos podem mudar durante a campanha eleitoral? Estas questões são o ponto de partida para este estudo sobre as eleições presidenciais de 2006. Avaliando o peso que os órgãos de informação podem ter no processo de formação da imagem dos candidatos, o nosso objectivo é compreender a construção política e mediática dos candidatos, especialmente do vencedor. Neste contexto, acreditamos que as imagens dos candidatos podem ser um importante factor de influência no comportamento eleitoral e propomos um conceito de imagem do candidato' com diferentes dimensões: as características pessoais do candidato, a pertença partidária e as questões às quais ele é associado, bem como a forma como ele se apresenta aos eleitores através dos media. Para além disso, os media são, actualmente, uma importante esfera de representação política, por onde passa quase toda a informação política a que o eleitor tem acesso.Integramos a nossa investigação nas pesquisas sobre Media e Política, propondo uma abordagem baseada na análise de conteúdo dos media e em entrevistas aos candidatos presidenciais, aos seus responsáveis de Comunicação, a comentadores políticos e a jornalistas.Os resultados confirmam que os media são mais do que meros intermediários, ajudando a construir as mensagens e imagens políticas. Através da identificação de um grau crescente de interpretação jornalística e da tendência para o mimetismo mediático, os políticos usam os media como um laboratório onde testam decisões antes de as tomar e anunciar. A análise aponta, pois, para a existência de efeitos indirectos dos media sobre a política e sobre os cidadãos-eleitores.pt
dc.formatapplication/pdfpt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/324
dc.language.isoporpt
dc.subjectEleições presidenciaispt
dc.subjectCampanhas eleitoraispt
dc.subjectCandidatos políticospt
dc.subjectComunicação socialpt
dc.subjectJornalismopt
dc.subjectMarketing políticopt
dc.subjectTeses de doutoramentopt
dc.titlePresidenciais 2006: os media e a construção das candidaturaspt
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameSalgado
person.givenNameSusana
person.identifier.ciencia-id0A19-9882-035A
person.identifier.orcid0000-0002-7967-3763
person.identifier.ridJ-7497-2017
person.identifier.scopus-author-id54898793600
rcaap.rightsrestrictedAccesspt
rcaap.typedoctoralThesispt
relation.isAuthorOfPublicationf770cf22-142e-40bf-9bfa-a0bc63001689
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