Publication
Formar futuros professores para a ação sociopolítica no contexto da educação em ciências
| dc.contributor.author | Linhares, Elisabete | |
| dc.contributor.author | Reis, Pedro | |
| dc.date.accessioned | 2018-09-19T10:19:40Z | |
| dc.date.available | 2018-09-19T10:19:40Z | |
| dc.date.issued | 2018-08 | |
| dc.description.abstract | O ensino em geral e, mais especificamente, a formação de professores, deve dar oportunidade aos alunos para desenvolverem competências para intervir de forma responsável e crítica na resolução de problemas da sociedade, nomeadamente através de práticas de ensino orientadas para uma cidadania responsável. O presente estudo teve como objetivos compreender o impacto de iniciativas de ativismo nos futuros professores e identificar dificuldades e potencialidades associadas a este tipo de atividades. Esta investigação sobre a própria prática profissional, centra-se na análise de narrativas elaboradas por futuros professores que frequentaram uma disciplina de Ambiente do 2.º ano da Licenciatura em Educação Básica de uma Escola Superior de Educação em Portugal, após terem realizado iniciativas de ativismo com diferentes destinatários. Os resultados indicam existir algumas dificuldades. Mas, essencialmente, reportam para uma experiência educativa que proporcionou aprendizagens significativas, pautadas por um envolvimento constante e uma motivação crescente nos projetos de ativismo desenvolvidos. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Linhares, E., & Reis, P. (2018). Formar futuros professores para a ação sociopolítica no contexto da educação em ciências. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 11(2), 86-103. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5243. | pt_PT |
| dc.identifier.doi | 10.3895/rbect.v11n2.5243 | pt_PT |
| dc.identifier.issn | 1982-873X | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/34817 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_PT |
| dc.relation | Including Responsible Research and innovation in cutting Edge Science and Inquiry-based Science education to improve Teacher's Ability of Bridging Learning Environments | |
| dc.relation.publisherversion | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5243 | pt_PT |
| dc.subject | Educação em ciências | pt_PT |
| dc.subject | Ação sociopolítica | pt_PT |
| dc.subject | Ativismo | pt_PT |
| dc.subject | Activismo | pt_PT |
| dc.subject | Formação de professores | pt_PT |
| dc.subject | Cidadaia | pt_PT |
| dc.subject | Educação para a cidadania | pt_PT |
| dc.subject | Ciência, tecnologia e sociedade | pt_PT |
| dc.title | Formar futuros professores para a ação sociopolítica no contexto da educação em ciências | pt_PT |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.awardTitle | Including Responsible Research and innovation in cutting Edge Science and Inquiry-based Science education to improve Teacher's Ability of Bridging Learning Environments | |
| oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/EC/FP7/612367/EU | |
| oaire.citation.conferencePlace | Paraná, Brasil | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 103 | pt_PT |
| oaire.citation.issue | 2 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 86 | pt_PT |
| oaire.citation.title | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia | pt_PT |
| oaire.citation.volume | 11 | pt_PT |
| oaire.fundingStream | FP7 | |
| person.familyName | Linhares | |
| person.familyName | Reis | |
| person.givenName | Elisabete | |
| person.givenName | Pedro | |
| person.identifier.ciencia-id | 821E-3FC8-245B | |
| person.identifier.ciencia-id | 8F1C-2898-2007 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-0532-4843 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-9549-2516 | |
| person.identifier.rid | JWA-1916-2024 | |
| person.identifier.rid | N-3288-2013 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 57216489457 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 57193267302 | |
| project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100008530 | |
| project.funder.name | European Commission | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | article | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | efda3948-d904-43d2-a55e-551a0c7bf2f5 | |
| relation.isAuthorOfPublication | fe75119b-5643-4cbb-9543-a938aa0bece4 | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | fe75119b-5643-4cbb-9543-a938aa0bece4 | |
| relation.isProjectOfPublication | 9629b5ac-2da6-4561-9f81-8dbb5ff62084 | |
| relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 9629b5ac-2da6-4561-9f81-8dbb5ff62084 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Formar futuros professores para a ação sociopolítica no contexto da educação em ciências.pdf
- Size:
- 758.63 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.2 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
