Repository logo
 
Publication

Formar futuros professores para a ação sociopolítica no contexto da educação em ciências

dc.contributor.authorLinhares, Elisabete
dc.contributor.authorReis, Pedro
dc.date.accessioned2018-09-19T10:19:40Z
dc.date.available2018-09-19T10:19:40Z
dc.date.issued2018-08
dc.description.abstractO ensino em geral e, mais especificamente, a formação de professores, deve dar oportunidade aos alunos para desenvolverem competências para intervir de forma responsável e crítica na resolução de problemas da sociedade, nomeadamente através de práticas de ensino orientadas para uma cidadania responsável. O presente estudo teve como objetivos compreender o impacto de iniciativas de ativismo nos futuros professores e identificar dificuldades e potencialidades associadas a este tipo de atividades. Esta investigação sobre a própria prática profissional, centra-se na análise de narrativas elaboradas por futuros professores que frequentaram uma disciplina de Ambiente do 2.º ano da Licenciatura em Educação Básica de uma Escola Superior de Educação em Portugal, após terem realizado iniciativas de ativismo com diferentes destinatários. Os resultados indicam existir algumas dificuldades. Mas, essencialmente, reportam para uma experiência educativa que proporcionou aprendizagens significativas, pautadas por um envolvimento constante e uma motivação crescente nos projetos de ativismo desenvolvidos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationLinhares, E., & Reis, P. (2018). Formar futuros professores para a ação sociopolítica no contexto da educação em ciências. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 11(2), 86-103. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5243.pt_PT
dc.identifier.doi10.3895/rbect.v11n2.5243pt_PT
dc.identifier.issn1982-873X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/34817
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_PT
dc.relationIncluding Responsible Research and innovation in cutting Edge Science and Inquiry-based Science education to improve Teacher's Ability of Bridging Learning Environments
dc.relation.publisherversionhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5243pt_PT
dc.subjectEducação em ciênciaspt_PT
dc.subjectAção sociopolíticapt_PT
dc.subjectAtivismopt_PT
dc.subjectActivismopt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectCidadaiapt_PT
dc.subjectEducação para a cidadaniapt_PT
dc.subjectCiência, tecnologia e sociedadept_PT
dc.titleFormar futuros professores para a ação sociopolítica no contexto da educação em ciênciaspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleIncluding Responsible Research and innovation in cutting Edge Science and Inquiry-based Science education to improve Teacher's Ability of Bridging Learning Environments
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/EC/FP7/612367/EU
oaire.citation.conferencePlaceParaná, Brasilpt_PT
oaire.citation.endPage103pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage86pt_PT
oaire.citation.titleRevista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiapt_PT
oaire.citation.volume11pt_PT
oaire.fundingStreamFP7
person.familyNameLinhares
person.familyNameReis
person.givenNameElisabete
person.givenNamePedro
person.identifier.ciencia-id821E-3FC8-245B
person.identifier.ciencia-id8F1C-2898-2007
person.identifier.orcid0000-0002-0532-4843
person.identifier.orcid0000-0002-9549-2516
person.identifier.ridJWA-1916-2024
person.identifier.ridN-3288-2013
person.identifier.scopus-author-id57216489457
person.identifier.scopus-author-id57193267302
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100008530
project.funder.nameEuropean Commission
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationefda3948-d904-43d2-a55e-551a0c7bf2f5
relation.isAuthorOfPublicationfe75119b-5643-4cbb-9543-a938aa0bece4
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfe75119b-5643-4cbb-9543-a938aa0bece4
relation.isProjectOfPublication9629b5ac-2da6-4561-9f81-8dbb5ff62084
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery9629b5ac-2da6-4561-9f81-8dbb5ff62084

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Formar futuros professores para a ação sociopolítica no contexto da educação em ciências.pdf
Size:
758.63 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.2 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: