Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Personalidade e interação online : análise da influência do tipo de personalidade nos padrões de interação desenvolvidos pelos alunos de um curso de mestrado à distância

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ulfpie047497_tm.pdf3.35 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Em plena era digital, volvidas três décadas de exponencial desenvolvimento e impetuosa expansão multiusos da internet, com todas as repercussões tecnológicas que tal metamorfose provocou no nosso quotidiano, as Instituições ligadas ao Ensino e à Formação têm vindo, em crescendo, a colocar no mercado das aprendizagens uma interessante, diversificada e enriquecida oferta de estudos e formação à distância, procurando enquadrar a procura de nichos que se apresam na sua adequação às novas exigências do mundo atual. Alicerçadas em Plataformas de LMS, as Instituições ligadas ao Ensino Superior têm vindo assim a assumir o seu natural protagonismo na conceção desses estudos à distância, focados frequentemente no desenvolvimento de competências sociais promovidas através da realização de trabalho colaborativo que arroga claramente nos fóruns de discussão online uma das suas incontornáveis ferramentas. Este estudo parte, desta feita, da análise de fóruns de discussão online tidos como instrumentos integrantes do processo de realização do trabalho colaborativo desenvolvido em duas distintas unidades curriculares de um curso de mestrado realizado à distância e ambiciona lançar alguma luz sobre a influência do tipo de personalidade dos discentes participantes desses fóruns, catalogada de acordo com o modelo taxonómico “Big Five”, e o tipo de interações por eles praticadas, tratadas metodologicamente com recurso aos preceitos da Análise de Redes Sociais.
In the digital age, there have been three decades of exponential development and impetuous multipurpose expansion of the internet. All the technological repercussions have brought a metamorphosis in our daily lives. Institutions linked to Education and Coaching have been growing, enriching study offers and distance coaching. These Institutions try to offer new frames for niches adapting them to today's world new demands. Based on LMS platforms, institutions connected to Universities have been assuming their natural role in the conception of these distance studies. They often focus on developing social skills promoted by conducting collaborative work that clearly promotes online discussion forums as one of its compelling tools. This study starts with the analysis of online discussion forums which are seen as integral instruments of the realization of collaborative work process. They are developed in two distinct courses of a Master's degree carried out remotely and aims to shed some light on the influence of the student´s personality type participating in these forums. Then it is cataloged according to the taxonomic model "Big Five", and the kind of interactions they practiced, treated methodologically using the rules of Social Network Analysis.

Description

Tese de mestrado, Educação (Área de especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015

Keywords

Análise de redes Redes sociais Personalidade Teses de mestrado - 2015

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License