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Implementar colaborativamente o currículo de ciências físicas e naturais

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFreire, Ana Maria, 1947-
dc.contributor.authorSítima, Maria d’Aires Baltazar, 1958-
dc.date.accessioned2020-05-27T11:31:56Z
dc.date.available2020-05-27T11:31:56Z
dc.date.issued2005
dc.descriptionTese de mestrado em Educação (Didáctica das Ciências), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Ciências, 2005pt_PT
dc.description.abstractEste estudo pretende analisar o processo de implementação das Orientações Curriculares para o 3° Ciclo do Ensino Básico feito pelos professores de Ciências Naturais e Ciências Físico-Químicas. Tem como finalidade conhecer como se processa a colaboração entre professores de Ciências e em que medida as suas concepções de ensino podem interferir no trabalho por eles desenvolvido quando procuram colocar o currículo em acção colaborativamente. Não tendo a ambição da generalização mas a compreensão do assunto, a metodologia segue o modelo interpretativo, recorrendo a uma análise qualitativa, de modo a perceber os processos e o significado que os participantes atribuem às coisas. Participam no estudo quatro professores, dois de Ciências Naturais e dois de Ciências Físico-Químicas, em duas escolas diferentes mas pertencendo o par ao mesmo Conselho de Turma. A recolha de dados fez-se por observação naturalista, por entrevistas semi - estruturadas e por recolha de documentos escritos pelos professores. A análise de dados privilegiou a análise de conteúdo com definição de categorias e subcategorias de análise. Com este método identificaram-se as potencialidades e as dificuldades sentidas por estes professores, bem como a relação entre as concepções de ensino e a prática lectiva quando desejam implementar o novo currículo, de acordo com as sugestões de ensino colaborativo. Os resultados sugerem que as escolas e os professores desejam implementar o Currículo de Ciências colaborativamente. Contudo, as concepções de ensino que possuem e a necessidade de formação contínua que sentem, criam dificuldades e constrangimentos ao desenvolvimento do processo. Os professores reconhecem que a colaboração entre os pares é fundamental mas admitem também que a sua prática lectiva não sofreu mudanças significativas nesse sentido. A importância do estudo traduz-se no contributo que pode dar, tanto no âmbito da investigação educacional para a compreensão do trabalho que está a ser feito pelos professores ao colocar o currículo em acção, na área do desenvolvimento curricular e na formação de professores como áreas estratégicas de transformação do sistema educativo.pt_PT
dc.description.abstractThis study is meant to analyse the implementation of the guidelines introduced to the school curriculum of the 3° Ciclo do Ensino Básico perfomed by sciences and physics-chemistry teachers. It has the purpose noonly to let you know how well sciences teachers can collaborate but also how their teaching ideas may interfere in their work when they try to implement the curriculum. Instead of a generalisation, the methodology aims to reach the understanding of the matters, through an analysing method, using a qualitative analysis, in order to understand the processes and the meaning that the participants attribute to things. Four teachers take part in this study, two of them teaching Sciences and the other two Physics-Chemistry, in two different schools. However, each pair shares the same class. The data was obtained by direct/natural observation, by semi-structured interviews and by teachers' essays. The data study focused on the analysis of the content defining categories and subcategories. This way we were able to identify the potentialities and the difficulties felt by the teachers, as well as the relations between the teaching conceptions and their practice when teachers try to implement the new school curriculum taking into account the new suggestions of the collaborative teaching. The results suggest that schools and teachers wish to implement the sciences curriculum in a collaborative way. However, the teachers' conceptions still in use and the need for continuing training felt by teachers make the development of the process somehow difficult. Teachers acknowledge that the collaboration between pairs is a must but also agree that their teaching practice hasn't changed much. This study plays an important role not only in the area of the investigation regarding the work developed so far, but also in the area of the curriculum and teacher training as crucial areas to change the educational system.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/43721
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectColaboraçãopt_PT
dc.subjectCiências - Estudo e ensinopt_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.subjectTeses de mestrado - 2005pt_PT
dc.titleImplementar colaborativamente o currículo de ciências físicas e naturaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educaçãopt_PT

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