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O hibridismo nas artes performativas em Portugal
dc.contributor.advisor | Monteiro, Paulo Filipe | pt |
dc.contributor.author | Madeira, Cláudia Maria Guerra, 1972- | pt |
dc.date.accessioned | 2010-06-17T10:16:26Z | |
dc.date.available | 2010-06-17T10:16:26Z | |
dc.date.issued | 2007 | pt |
dc.description | Tese de doutoramento em Ciências Sociais (Sociologia Geral), apresentada à Universidade de Lisboa, através do Instituto de Ciências Sociais, 2007 | pt |
dc.description.abstract | Esta dissertação versa o processo de hibridização das artes performativas em Portugal, e mais especificamente nas últimas duas décadas do século XX e na primeira década do século XXI. A análise tem como eixo mediador a influência da ciência nos processos de criação artística e afirma que o híbrido se constitui hoje como um paradigma invasor, às vezes visível, outras vezes menos visível, que contamina tudo.Para compreender este processo, tal como ele ocorre hoje, foi necessário analisá-lo a partir de diversas dimensões: de uma conceptualização teórica, das suas formas mais canónicas; dos seus antecedentes históricos, das suas metamorfoses; da sua centralidade actual, das suas plataformas; dos seus processos constitutivos, dos seus agentes; e das suas propostas multireferenciadas, das suas programações.Este trabalho permite aceder a uma leitura englobante do Teatro do Híbrido , sendo subsidiário de uma Sociologia que afirma a importância da metáfora como motor do conhecimento científico e artístico. E procura compreender, nesta configuração, as relações que se estabelecem entre arte, ciência e vida, e também como se movem aí os seus agentes, como se constituem os seus mundos poéticos e o seu campo específico de trabalho.Assim, esta análise sustenta-se em diversos procedimentos de recolha de dados entre os quais a pesquisa documental, entrevistas a criadores, a programadores e a críticos, o acompanhamento quer de espectáculos, quer do trabalho em laboratórios e residências artísticas, mas também uma leitura e interpretação das linhas gerais inerentes às políticas culturais que incidem mais directamente neste território. | pt |
dc.format | application/pdf | pt |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/322 | |
dc.language.iso | por | pt |
dc.subject | Sociologia da cultura | pt |
dc.subject | Hibridismo | pt |
dc.subject | Dinâmicas sociais | pt |
dc.subject | Arte | pt |
dc.subject | Culturas | pt |
dc.subject | In-between | pt |
dc.subject | Laboratórios artísticos | pt |
dc.subject | Teses de doutoramento | pt |
dc.title | O hibridismo nas artes performativas em Portugal | pt |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt |
rcaap.type | doctoralThesis | pt |