A carregar...
Projeto de investigação
Centre for Comparative Studies
Financiador
Autores
Publicações
Irene Lisboa - o sujeito e o tempo : ¿Ainda tenho uma hora minha?
Publication . Barbosa, Sara
Este ensaio ocupa-se de algumas das temáticas relevantes e das linhas de força que se detectam na poesia que compõe os dois livros editados por Irene Lisboa, em 1936 e 1937, respectivamente, Um dia e outro dia… e Outono havias de vir. Reconhecendo que a sua obra se pauta pela unidade e pelas recorrências temáticas e estilísticas, bem como pela valorização do inacabado e do trabalho de depuração da linguagem, procura-se estabelecer alguns nexos entre os volumes em análise e outros textos da autora.
Estudam-se nomeadamente os processos retóricos e outros que, na poesia de Irene Lisboa, representam um sujeito auto-consciente e consciente da temporalidade que o sustenta. Procura-se demonstrar a relação entre tempo e memória, juntando-lhe as reflexões sobre a escrita, e, nesta, a aproximação à forma diarística e aos códigos da autobiografia, o uso do fragmento e a referência às tarefas diárias, repetitivas e banais, assim como a representação de um sujeito em diálogo e confronto consigo mesmo e com os outros, com a amizade e com o amor (ou com o desamor), com a vida e com a morte.
Numa sociedade patriarcal, machista e misógina como a portuguesa à época do Estado Novo, a escrita de autoria feminina é secundarizada, sobretudo quando defronta e afronta as normas sociais e literárias, como o faz Irene Lisboa. Considerando que se trata da representação de um discurso produzido por um sujeito-mulher, propõe-se que este factor deva ser tido em conta ao observar a voz poética desta escritora.
Unidades organizacionais
Descrição
Palavras-chave
Contribuidores
Financiadores
Entidade financiadora
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Programa de financiamento
6817 - DCRRNI ID
Número da atribuição
UID/ELT/00509/2019
