Loading...
Research Project
Untitled
Funder
Authors
Publications
Camilo Castelo Branco: génese e recepção
Publication . Martins, Serafina; Sobral, Cristina; Pimenta, Carlota
Três das grandes especialistas da Academia portuguesa no que respeita ao estudo de Camilo Castelo Branco (1825-1890), génio da literatura portuguesa, e à sua obra, vasta e de extraordinária qualidade literária, coordenam uma edição de textos sobre a génese de algumas das mais importantes peças literárias do autor e a sua Recepção. «A ideia insensata de que Camilo Castelo Branco é hoje um escritor datado não colhe se observarmos calmamente como realizou tudo isto, como fez, mudou e voltou a mudar para se manter como o mais importante escritor de Portugal na segunda metade de Oitocentos e para ter leitores sem os inferiorizar com simplismos ou falta de sofisticação. A sua atemporalidade evidencia-se se observamos o manancial das biografias, tal como o das repercussões noutros escritores, do século XIX ao século XXI. […] Camilo foi um génio, afinal. Um repositório de imaginação, informações históricas, arte de escrever, vocabulário, humor, polémica, diversidade.». Do Prefácio de Serafina Martins.
Contributos para a construção e validação de um teste de avaliação da linguagem em idade escolar
Publication . Capelas, Sylvie Alexandra Sabim; Freitas, Maria João; Lousada, Marisa; Mota, Maria Antónia
Este estudo visa contribuir para a construção e validação das provas do domínio da fonologia (TALIE-FON) e do domínio da morfologia (TALIE-MORF), do Teste de Avaliação da Linguagem em Idade Escolar (TALIE), assente nos pressupostos da fonologia não linear e da morfologia inferencial. O Instrumento pretende avaliar, em cada um dos domínios, as competências de produção, perceção e consciência linguística de crianças portuguesas, com idades entre os seis e os dez anos.
Na construção do nosso instrumento, considerou-se fundamental a inclusão, não só de estruturas de estabilização tardia, no desenvolvimento típico (DT) e atípico (DA), como ainda aquelas apontadas na literatura nacional e internacional, como marcadores linguísticos relevantes para a identificação da Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem (PDL). A versão 1 do TALIE-FON e do TALIE-MORF, que integrou 21 provas (15 provas do domínio da Fonologia e seis provas do domínio da Morfologia), foi aplicada a uma amostra de 12 crianças (oito com DT e quatro com DA), com vista à validação das ilustrações. Esta versão foi, posteriormente, submetida a um painel de seis peritos, no sentido de recolher pareceres relativos à validade de conteúdo. O índice de validade de conteúdo (IVC) global apurado foi de 0,97. A versão 2 do instrumento, já com 23 provas, 17 provas do domínio da fonologia e seis provas do domínio da morfologia, foi aplicada a uma amostra piloto constituída por cinco crianças (quatro com DT e uma com DA), permitindo reformulações metodológicas e de conteúdo que resultaram na versão 3 do instrumento. Esta versão final, contendo o mesmo número de provas da versão 2, foi aplicada a 77 crianças com DT e 12 crianças com DA, com idades compreendidas entre os seis e os dez anos. Os principais resultados observados sugerem que o TALIE-FON e o TALIE-MORF permitem discriminar o perfil de desenvolvimento linguístico típico do atípico, com significância estatística (p=0,000), tanto para os domínios testados, como para as competências avaliadas. A validade de construto foi, igualmente, demonstrada através do aumento da cotação média no grupo típico, em função da idade, bem como da sua capacidade em discriminar sujeitos com DT de sujeitos com DA. Para determinar a consistência interna global do instrumento, foi calculado o coeficiente alpha de Cronbach, que indicou uma muito boa consistência interna (α=0,97), reforçando a fiabilidade global do instrumento.
O TALIE-FON e o TALIE-MORF apresentam medidas psicométricas muito boas, o que sugere que o instrumento é válido e fiável para o uso clínico, preenchendo uma lacuna no contexto nacional de avaliação da linguagem, em idade escolar. Estes resultados sublinham a relevância da colaboração interdisciplinar entre a Terapia da Fala e a Linguística, contribuindo para uma maior profundidade e precisão nas ferramentas de avaliação da linguagem. Tomando em consideração o tamanho da amostra, os dados apurados, embora válidos, não podem ser generalizados à população com DT e com DA. Para a obtenção de dados normativos, será importante avançar com as restantes etapas de validação e posterior estandardização do instrumento junto de uma amostra representativa das populações em estudo.
Evocação de Rosalía de Castro em dois poemas de Pedro Homem de Mello
Publication . Pereira, Elsa
The materiality of typescripts in Pedro Homem de Mello’s writing practice
Publication . Pereira, Elsa
This article addresses the main typewriting habits of Portuguese poet Pedro Homem de Mello (1904–1984), as evidenced in documents belonging to the family’s private estate and scattered collections owned by public archives and libraries. After examining his work in several spheres of activity (his personal and professional correspondence, his newspaper collaborations and essays as a folklorist, and his work as an author and presenter of TV and radio programs), the essay focuses on material aspects of Homem de Mello’s literary typescripts, such as page management strategies, the use of coloured ribbons, the occurrence of mechanical errors, or the combination of handwritten corrections and carbon-paper duplicators as a favoured revision technique. It concludes by interrogating how the author’s multimodal typewriting ecosystem may have contributed to stylistic changes in his poetry, catalysing freer modes of expression in the traditional forms of his choice.
O 'garcialorquismo minhoto' de Pedro Homem de Mello
Publication . Pereira, Elsa
Este artigo detém-se em duas grandes matrizes da obra melliana, assinaladas numa apreciação crítica de Jorge de Sena em 1946: por um lado, a afinidade com o romanceiro e os cantares tradicionais, sobretudo do Norte de Portugal; por outro, a influência popularizante do Romancero Gitano de Federico García Lorca.
Organizational Units
Description
Keywords
Contributors
Funders
Funding agency
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Funding programme
Concurso de avaliação no âmbito do Programa Plurianual de Financiamento de Unidades de I&D (2017/2018) - Financiamento Base
Funding Award Number
UIDB/00214/2020