Loading...
Research Project
Untitled
Funder
Authors
Publications
Envolvimento dos alunos na escola: perspetivas da psicologia e educação - motivação para o desempenho académico
Publication . Veiga, Feliciano Henriques
Este E-book tem por título “Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação - Motivação para o Desempenho Académico / Students´ Engagement in School: Perspectives of Psychology and Education - Motivation for Academic Performance”. Reúne um conjunto de investigações apresentadas no “II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola” (IICIEAE2016), que ocorreu no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), nos dias 11, 12 e 13 de julho de 2016. Os artigos recolhidos incluem também produtos de conferencistas e de investigações realizadas na continuidade do “Projeto Envolvimento dos Alunos na Escola” — PTDC/CPE-CED/114362/2009, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) — e atendem a uma pluralidade de abordagens que, tendo como referência contextos internacionais e nacionais diversos, procuram refletir sobre um conjunto de questões que remetem para os benefícios do envolvimento dos alunos na escola. Os artigos apresentados, escritos em língua portuguesa, inglesa e espanhola, deixam um importante legado que amplia o património da Psicologia e da Educação. Para além dos estudos de aprofundamento incluídos neste E-book, encontra-se disponível, também no site do IEUL, o Livro de Atas do IICIEAE2016.
Atas do I Congresso Internacional Envolvimento dos alunos na escola: perspetivas da psicologia e educação
Publication . Veiga, Feliciano Henriques; Almeida, Ana; Carvalho, Carolina; Galvão, Diana; Goulão, Fátima; Marinha, Fernanda; Festas, Isabel; Janeiro, Isabel Nunes; Nogueira, João; CONBOY, JOSEPH; Melo, Madalena; Taveira, Maria do Céu; Bahía, Sara; Caldeira, Suzana Nunes; Pereira, Tiago
O “I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação” (ICIEAE) ocorreu no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), nos dias 15, 16 e 17 de julho de 2013. Foi um Congresso que, embora na sua primeira edição, adquiriu uma dimensão internacional, com 405 participantes, de 15 países, 3 conferências de convidados internacionais de elevado mérito científico, 3 mesas redondas com a participação de especialistas internacionais de renome, e 14 simpósios, para além de 4 centenas de comunicações e posters.
Os textos selecionados neste Livro de Atas destacam a importância e a multidimensionalidade do EAE, e centram-se na procura de respostas ao seguinte problema de investigação: Como têm ocorrido os contributos da investigação em Psicologia e Educação para a análise das variações do envolvimento dos alunos na escola – engagement –, para a compreensão dos seus antecedentes e das suas repercussões, e para o estudo da complexidade que marca as políticas e as práticas de aprendizagem e de ensino? Espera-se contribuir para lançar desafios e gerar razão crítica, sendo que as opiniões e os conteúdos apresentados são, naturalmente, da responsabilidade dos seus autores. Para além dos trabalhos publicados neste Livro de Atas, apresentados no ICIEAE, encontra-se disponível um conjunto de outros estudos, no E-Book intitulado “Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas Internacionais da Psicologia e Educação / Students’ Engagement in School: International Perspectives of Psychology and Education”, disponível no site do Instituto de Educação. Cumpre agradecer a todos aqueles que tornaram possível a realização dos produtos do Congresso. Destaca-se a FCT pelo apoio financeiro concedido.
Envolvimento dos alunos na escola : perspetivas internacionais da psicologia e educação
Publication . Veiga, Feliciano Henriques
Este Livro reúne um conjunto de investigações apresentadas no “I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação” (ICIEAE), organizado no âmbito do “Projeto PTDC/CPE-CED/114362/2009 - Envolvimento dos Alunos na Escola: Diferenciação e Promoção” (EAE-DP), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), que ocorreu no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, nos dias 15, 16 e 17 de julho de 2013. Os artigos deste E-Book incluem produtos de conferencistas presentes no ICIEAE, de membros do Projeto EAE-DP e de outros investigadores, atendendo a uma pluralidade de abordagens que, tendo como referência contextos internacionais e nacionais diversos, procuram refletir sobre um conjunto de questões que remetem para a importância do envolvimento dos alunos na escola (EAE). A obra é dedicada à memória de Robert Burden (University of Exeter), consultor do Projeto; a Introdução foi realizada por Shui-fong Lam (University of Hong Kong).
Espera-se que este Livro contribua para lançar desafios aos professores, aos psicólogos, aos pais e às escolas de hoje, para gerar razão crítica que, à pragmática da gestão dos factos que passam, oponha uma cultura de projetos de transformação, baseados na capacidade imaginativa e na razão criadora, projetando-se numa escola de equidade e de inclusão e que atraia todos os alunos.
Envolvimento dos Alunos na Escola: para uma ecologia da biblioteca académica
Publication . Sanches, Tatiana
O espaço da biblioteca é reconhecido como um ambiente propício ao estudo, e ainda que fora da sala de aula, contribui para o envolvimento dos alunos na escola. Este estudo desenvolve uma reflexão teórica a partir de dois eixos conceptuais: a psicologia do ambiente e o espaço biblioteca, no âmbito escolar. A psicologia do ambiente é uma área que estuda tudo o que envolve o ser humano. Refere-se ao espaço físico e aos estímulos que nele existem, tais como o som, a paisagem, ou o clima, estudando a forma como o ambiente influencia o indivíduo ou grupos de indivíduos e como o comportamento humano, individual ou social, influi no ambiente. No espaço da biblioteca pode refletir-se sobre uma organização pensada para o estudo e fruição, através da leitura. Os espaços das bibliotecas têm vindo a adaptar-se às circunstâncias dos sistemas educativos de que fazem parte. Eles são também espaços permeáveis e abertos, mutuamente influenciados e influenciadores da comunidade educativa onde se inserem. A articulação destas duas perspetivas é a base para a reflexão sobre o envolvimento do aluno na escola. Sendo as bibliotecas espaços que se inserem no seio de instituições educativas, contribuem para a compreensão do fenómeno educativo e dos vários processos que o constituem. Estes locais (dentro da escola, mas fora da aula) funcionam, num certo sentido, como âncoras de fixação dos estudantes no espaço escolar. As relações com o ensino e a aprendizagem, nomeadamente em termos do envolvimento dos alunos na escola, podem, em resultado da resposta dos estudantes às variáveis ambientais, e das interações daí decorrentes, contribuir para se atingir o sucesso na aprendizagem e prevenir comportamentos negativos, como o abandono ou absentismo escolar.
Atas do II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação Motivação para o Desempenho Académico
Publication . Veiga, Feliciano Henriques; Pereira, Anabela; Carvalho, Carolina; Goulão, Fátima; Marinha, Fernanda; Oliveira, Íris M.; Faria, Liliana; Taveira, Maria do Céu; Bahia, Sara; Raposo, Ana Sofia; Caldeira, Suzana
O II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação — Motivação para o Desempenho Académico (IICIEAE) ocorreu no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), nos dias 11, 12 e 13 de julho de 2016, organizado na sequência do “Projeto PTDC/CPE-CED/114362/2009 - Envolvimento dos Alunos na Escola: Diferenciação e Promoção”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). O IICIEAE constituiu-se como um fórum aberto a investigadores, professores e psicólogos de todo o mundo, para debater problemáticas do envolvimento e da motivação dos alunos na escola, e em discutir teorias, métodos, práticas e implicações psico-educacionais. Dando continuidade à sua primeira edição (http://cieae.ie.ul.pt), o IICIEAE teve como subtema a Motivação dos Alunos para o Desempenho Académico (MADA) e constituiu-se como uma oportunidade para discutir trabalhos de investigação, teórica ou empírica, com especialistas da Educação, da Psicologia e de áreas afins. Foi um Congresso que, mais uma vez, adquiriu dimensão internacional, com elevado número de participantes de muitos países, com conferências de convidados internacionais de elevado mérito científico. Para além dos trabalhos publicados neste Livro de Atas, apresentados no IICIEAE, foi reunido um conjunto de outros estudos, no E-Book intitulado “Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação Motivação para o Desempenho Académico / Students´ Engagement in School: Perspectives of Psychology and Education Motivation for Academic Performance”, também disponível no site do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Organizational Units
Description
Keywords
Contributors
Funders
Funding agency
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Funding programme
3599-PPCDT
Funding Award Number
PTDC/CPE-CED/114362/2009
