Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- A comunicação do poder ou o poder da comunicaçãoPublication . Salgado, SusanaEste artigo realiza uma espécie de viagem ao poder político de outros tempos, com algumas paragens privilegiadas, para perceber como se realizava a mediação do poder e como comunicavam os governantes com os seus governados. O objectivo é simples: tentar compreender as actuais relações entre media e política com a ajuda do conhecimento do passado. Acompanhando a discussão de alguns autores acerca da intencionalidade das manifestações de poder, defendemos a ideia de que a construção da imagem dos líderes políticos não é algo que acontece apenas nos nossos dias e que o recurso aos media existentes sempre foi uma forma privilegiada para transmitir imagens e mensagens políticas.
- Presidenciais 2006: os media e a construção das candidaturasPublication . Salgado, Susana; Cabral, Manuel VillaverdeComo é que um candidato se torna presidente? Que tipos de elegibilidade estão presentes numa eleição presidencial em Portugal? Como podem os candidatos influenciar a forma como os eleitores os vêem? Essas percepções podem influenciar os resultados eleitorais? As imagens dos candidatos podem mudar durante a campanha eleitoral? Estas questões são o ponto de partida para este estudo sobre as eleições presidenciais de 2006. Avaliando o peso que os órgãos de informação podem ter no processo de formação da imagem dos candidatos, o nosso objectivo é compreender a construção política e mediática dos candidatos, especialmente do vencedor. Neste contexto, acreditamos que as imagens dos candidatos podem ser um importante factor de influência no comportamento eleitoral e propomos um conceito de imagem do candidato' com diferentes dimensões: as características pessoais do candidato, a pertença partidária e as questões às quais ele é associado, bem como a forma como ele se apresenta aos eleitores através dos media. Para além disso, os media são, actualmente, uma importante esfera de representação política, por onde passa quase toda a informação política a que o eleitor tem acesso.Integramos a nossa investigação nas pesquisas sobre Media e Política, propondo uma abordagem baseada na análise de conteúdo dos media e em entrevistas aos candidatos presidenciais, aos seus responsáveis de Comunicação, a comentadores políticos e a jornalistas.Os resultados confirmam que os media são mais do que meros intermediários, ajudando a construir as mensagens e imagens políticas. Através da identificação de um grau crescente de interpretação jornalística e da tendência para o mimetismo mediático, os políticos usam os media como um laboratório onde testam decisões antes de as tomar e anunciar. A análise aponta, pois, para a existência de efeitos indirectos dos media sobre a política e sobre os cidadãos-eleitores.
- As Presidenciais de 2006: reflexões sobre a interpretação da política nos jornaisPublication . Salgado, SusanaA actual tendência para um jornalismo interpretativo, em detrimento do jornalismo descritivo mais habitual até há cerca de três décadas, leva a que a construção de cenários e antecipação de situações e realidades seja algo muito comum nos media dos nossos dias. Isto significa que já não são apenas publicadas notícias sobre o factual, o que aconteceu, mas também são publicadas notícias sobre o que poderá acontecer.