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de Oliveira, Paula Fernanda Diogo

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  • Perceiving learning regulation with Moodle: Implications for guidance
    Publication . De Oliveira, Paula Fernanda Diogo; Veiga Simão, Ana; Ferreira, Paula; Ferreira, Aristides I.
    The present study aimed to understand how middle school students report how they self-regulate learning when using the Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle) platform. To achieve this goal, a sample of middle school students (N=438) responded to the SelfRegulated Learning with Moodle Inventory (SRL-MI). Exploratory factor analysis (219 participants) and confirmatory factor analysis (219 participants) revealed good fit indices for the instrument used. In general, the results showed that students reflected on and reported how they selfregulated their learning when using the Moodle platform. Results also demonstrated how middle school students thought of themselves as learners. Through Item Response Theory, results showed that the students overestimated the way in which they self-regulated their learning in different phases (forethought: α = 0.93, performance: α = 0.88, and self-reflection: α = 0.92). This reveals the difficulty students of this age group have and the inaccuracy with which they report how they self-regulate their learning when using the Moodle platform. Specifically, students revealed some difficulty in reporting strategic planning processes, the processes of regulating attention, and their self-reaction processes. Students demonstrated less difficulty in reporting self-efficacy beliefs about what they were able to learn, monitoring strategies and the reasons for success. Implications for guidance practice regarding the promotion of students’ self-reflection and suggestions for future research are discussed.
  • A Autorregulação Percebida como Preditora da Utilização de Recursos no MOODLE
    Publication . De Oliveira, Paula Fernanda Diogo; Veiga Simão, Ana; Ferreira, Paula
    Autorregulação da aprendizagem implica refletir sobre a utilização de recursos educativos para gerir o que, quando, como, com quem e por que aprender. Este artigo pretendeu investigar a relação entre a perceção dos alunos sobre o planeamento, execução e autoavaliação da aprendizagem e a seleção de recursos e atividades do Moodle. Responderam ao Inventário de Recursos e Atividades em Ambientes Moodle e ao Inventário de Aprendizagem Autorregulada em Ambientes Moodle 438 alunos (7º ao 9º ano). Uma análise de regressão mostrou que a perceção dos alunos sobre o planeamento, execução e autoavaliação da aprendizagem prediz a seleção de recursos e atividades de disponibilização de informação e de realização de trabalho, mas não de colaboração/interação em todas as fases de regulação do trabalho.
  • Tecnologia educacional e a identidade nacional
    Publication . Veiga Simão, Ana; De Oliveira, Paula Fernanda Diogo; Ferreira, Paula; Duarte, Fátima
    Desde as últimas décadas do século XX que se tem assistido a múltiplas transformações nos setores laboral, cultural e social. Nesse cenário de mudança, os rápidos e profundos desenvolvimentos das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e a era digital deram lugar à implementação de programas e projectos para capacitar a Escola para responder às exigências da Sociedade da Informação. Perspectiva-se desenvolver nas crianças e jovens competências que lhes permitam uma atualização e gestão de conhecimentos ao longo da vida. Nessa sequência, em nível nacional, têm vindo a ser desenvolvidas medidas que visam instaurar e dinamizar a integração das TIC no Sistema Educativo Português. Dessa forma pretendemos abordar as profundas mudanças que ocorreram nos cenários educativos, transformando-os em ambientes de aprendizagem potencialmente ricos em desafios para docentes e aprendentes, dando lugar a um novo paradigma assente numa lógica de aprendizagens contextualizadas, no envolvimento do aluno nas atividades e no desenvolvimento de estratégias de auto-regulação da aprendizagem (ARA) com vista à autonomia.