Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Ramos do Ó, Jorge Manuel Nunes

Search Results

Now showing 1 - 10 of 10
  • Estudo de avaliação do ensino artístico
    Publication . Fernandes, Domingos; Ó, Jorge Ramos do; Ferreira, Mário B.
    A essência do problema deste estudo de avaliação decorre do facto de ser imprescindível conhecer com rigor as realidades do ensino artístico especializado para que se possam conceber estratégias e medidas de política destinadas a superar as suas eventuais dificuldades e debilidades. Qualquer processo que vise transformar, expandir e/ou melhorar aquela modalidade de ensino deverá apoiar-se em informação credível acerca dos seus processos de funcionamento, dos seus projectos, das ideias dos seus dirigentes e professores, ou dos resultados que é capaz de produzir. Mas também deverá apoiar-se em informações relativas aos processos de funcionamento da própria administração que lhe permitam reflectir e pôr em marcha novas e inovadoras formas de se relacionar com uma modalidade de ensino que, num certo sentido, é pouco e mal conhecida e em torno da qual se foi construindo um conjunto de ideias que urge analisar e compreender com profundidade. Nestas condições, parece óbvio que de algum modo se sentiu que a informação disponível não reunia os elementos relevantes para que qualquer intervenção possa, por exemplo, vir a ter efeitos desejáveis ao nível da integral inserção da educação e do ensino artístico no sistema educativo, da expansão da oferta de certas modalidades de ensino artístico e da qualidade do ensino que é prestado às crianças e aos jovens. Consequentemente, é necessário obter essa informação para que possa ser analisada e interpretada.
  • Flows of educational knowledge. The space-time of Portuguese speaking countries
    Publication . Novoa, Antonio; Carvalho, Luís Miguel; Correia, António; Madeira, Ana; Ó, Jorge Ramos do
  • Educação
    Publication . Novoa, Antonio; Ó, Jorge Ramos do
  • Educational Knowledge and its Circulation: Historical and Comparative Approaches of Portuguese-Speaking Countries
    Publication . Novoa, Antonio; Carvalho, Luís Miguel; Correia, António; Madeira, Ana; Ó, Jorge Ramos do
  • Emergência e circulação do conhecimento psicopedagógico moderno (1880-1960): estudos comparados Portugal-Brasil
    Publication . Ó, Jorge Ramos do; Carvalho, Luís Miguel
    Os dois estudos que compõem este volume sistematizam os resultados das actividades de investigação desenvolvidas no âmbito do projecto Modernidade Pedagógica: Estudos comparados Brasil – Portugal e que teve o apoio da FCT (através do POCI) e da Unidade de Investigação em Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (Ui&dCE). Centrámo -nos na produção de modelos relacionados quer com soluções educativas e pedagógicas – enfatizando o trânsito internacional do conhecimento e os mecanismos sociais da sua circulação –, quer com o governo da população escolar, dando especial atenção aos processos discursivos que se referiram à identidade dos alunos e à necessidade da sua inspecção. A nossa tarefa foi, assim, a de coligir materiais empíricos e a de produzir uma reflexão susceptível de os problematizar, queremos dizer, perspectivar a análise dos documentos históricos, alguns deles inéditos, a partir de conceitos específicos, elaborados tanto na literatura teórica quanto nos estudos de educação comparada.
  • Modernidade pedagógica e disciplina terapêutica: higiene e saúde escolar na primeira metade de novecentos
    Publication . Ó, Jorge Ramos do
    Este texto parte de duas evidências históricas para defender a tese segundo a qual o projecto educacional moderno se assumiu como um projecto de carácter essencialmente disciplinar, apontando para formas de controlo altamente produtivas, posto que deviam agir no processo mesmo da construção da identidade pessoal. A primeira é a de que a dinâmica de afirmação e consolidação histórica da chamada escola de massas, a partir de finais do século XIX, devolve-nos a evidência de que as crianças e os jovens se passaram a definir, antes de qualquer outro, pelo rótulo de escolares. A segunda evidência é a de que a paisagem escolar foi construída desde então não tanto sobre o saber – sobre as competências intelectuais do aluno – mas, essencialmente, sobre o ser.
  • Uma Avaliação dos Projectos Educativos dos Conservatórios Públicos do Ensino Especializado da Música
    Publication . Fernandes, Domingos; Ó, Jorge Ramos do; Paz, Ana
    Este relatório está organizado em quatro partes principais. Esta Introdução, cujo objectivo é dar a conhecer ao leitor os principais contornos do estudo (e.g., enquadramento, propósitos, metodologia), constitui a primeira parte. Na segunda parte, intitulada Principais Aspectos a Destacar, apresenta-se os resultados, as reflexões mais salientes e as recomendações que decorrem do estudo. Na terceira parte, designada Para a Construção de um Referente de Avaliação, apresenta-se e discute-se informação relevante, maioritariamente produzida no âmbito de investigações realizadas no contexto do ensino especializado da Música, destinada a ser utilizada como referente na análise e avaliação dos projectos educativos. Finalmente, na quarta parte, Análise e Avaliação dos Projectos Educativos, desenvolve-se a avaliação dos PE dos conservatórios propriamente dita, apresentando, numa primeira parte a avaliação de pendor mais qualitativo e, numa segunda parte, a avaliação conducente a uma classificação dos PE e, por isso, de natureza mais quantitativa.
  • Ensino Liceal (1863-1975)
    Publication . Ó, Jorge Ramos do
    Este livro apresenta-se como uma introdução à história do ensino liceal em Portugal, embora a sua ambição seja mais a de problematizar acontecimentos, actores e instituições do que a de fornecer uma análise histórica que os sequencie de forma ordenada. O questionamento que aqui farei de uma realidade sectorial do nosso sistema de ensino - na continuidade de outros textos que escrevi a este propósito - destina-se, no essencial, a estabelecer linhas de conexão entre os tempos mais remotos e a actualidade. O meu modelo interpretativo é, assim, de tipo genealógico e tem como objectivo central procurar responder a uma questão aparentemente simples: de onde vêm as concepções educativas e as soluções organizacionais que aceitamos nos dias de hoje como naturais e que, por isso mesmo, passam por realidades inquestionáveis. Intentarei nas páginas que se seguem intersectar a proveniência e a linhagem de um problema, de um diagnóstico ou de um desfecho particular - porque situado num espaço e num tempo determinados -, mas cuja força estruturante é ainda detectável.
  • O governo de si mesmo : modernidade pedagógica e encenações disciplinares do aluno liceal (último quartel do século XIX - meados do século XX)
    Publication . Ó, Jorge Ramos do; Nóvoa, António, 1954-
    A tese centra-se no aluno liceal, tratando-o num arco temporal que vai do último quartel do século XIX até meados de Novecentos. Além de fontes impressas com origem no campo educativo e político, a investigação mobiliza documentação arquivística com origem nos reitores, nos professores, nos médicos e nas visitadoras, as quais surgirão relacionadas com informação legislativa e estatística. O que aqui se procura averiguar é que tipo de actor social o liceu tentou produzir em Portugal, sob a influência do discurso do discurso pedagógico moderno. O aluno é apresentado não como um sujeito formado apenas nos bancos da escola e nos compêndios, assimilando conhecimentos, mas, fundamentalmente, como um determinado tipo de ser. Defende-se que os estudos secundários foram conquistando a sua autonomia porque procuraram pensar, agir e intervir sobre atitudes, disposições e comportamentos dos alunos. A questão disciplinar ocupa, pois, o centro da narrativa. E a matéria ética é apresentada de acordo com um princípio pedagógico segundo o qual cada estudante devia, ele mesmo, ser sujeito da sua própria educação. Fala-se, assim, de socialização escolar num quadro de acção - e não de inculcação -, em que se admitia sempre que as crianças e jovens só poderiam entrar num efectivo processo de aprendizagem quando tivessem a capacidade de dominar internamente as várias experiências escolares em que se viam envolvidas.
  • Ensino Artístico Especializado da Música: Para a Definição de um Currículo do Ensino Básico
    Publication . Fernandes, Domingos; Ó, Jorge Ramos do; Paz, Ana
    O presente estudo visa contribuir para uma definição de um currículo do curso básico do ensino especializado da música em Portugal. Se dele se poderá extrair a necessidade de uma mudança, importa-nos sobretudo como seus autores carrear a maior informação possível e lançar sobre ela várias linhas interpretativas, para que as transformações futuras, empreendidas por terceiros, possam ser concebidas com efectivo conhecimento das realidades, dos potenciais que estas transportam e dos bloqueios estruturais que as atingem de há muito em Portugal. Enquanto investigadores comprometidos não deixamos de apresentar análises críticas e recomendações. Com estes objectivos, o presente documento organiza-se começando por fazer o estado da arte relativamente à discussão, à análise e à caracterização das várias soluções de âmbito curricular propostas às autoridades educativas desde meados da década de 90 do século passado até ao presente. Segue-se uma análise das tendências recentes de desenvolvimento do ensino básico, centrando-se sobre os princípios organizativos e curriculares que acabaram por plasmar as suas competências gerais e específicas. A esta discussão acrescenta-se uma reflexão acerca das tendências actuais de desenvolvimento do currículo do ensino básico, tanto regular quanto do especializado da música. Nesse sentido são analisados o projecto de reforma do ensino especializado surgido em 2003 e os planos de estudos actuais. Por fim, re-contextualizar toda esta discussão procurando ver como cada uma das suas variáveis se apresenta no plano internacional, sobretudo nos fora de discussão europeus. Ao longo do documento, e sempre que tal nos for parecendo adequado, faremos observações de pendor crítico, caso a caso, encerrando-se com uma série de recomendações que sistematizam as posições e os comentários que foram sendo tecidos no desenvolvimento deste trabalho O esforço agora empreendido orientou-se fundamentalmente pela ideia de que nos parece central caminhar-se no sentido da construção de um currículo do ensino básico do ensino especializado da música no real e verdadeiro sentido da palavra. O que, obviamente, é substancialmente diferente da elaboração de um qualquer plano de estudos. Neste sentido, este estudo teve como um dos seus objectivos principais contribuir para que se perspective e construa uma visão curricular que possa constituir uma forte referência para as escolas, para os seus professores e para os seus alunos. Para tal é necessário fazer opções que, eventualmente, poderão questionar práticas há muito instituídas. Espera-se que este estudo contribua positivamente para que se tomem as decisões curriculares que melhor se ajustem à efectiva melhoria do ensino especializado da música.