Loading...
15 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 15
- Luzes e mistérios no teatro jesuítico. BPE, cod. CVIII/2-7, fls. 61r-85v: O Nabuchodonosor de Stephanus Tuccius? Interpelações de um texto truncadoPublication . Barbosa, Manuel José De SousaA descoberta de um texto teatral manuscrito (BPE, cod. CVIII/2-7, fls. 61r-85v), inicialmente truncado, onde surgem dramatizados os capítulos 2-4 do Livro de Daniel, permite-nos algumas considerações e hipóteses sobre a data de representação e sobre o autor deste drama anónimo. A análise envolve o autorizado estudioso do teatro neolatino português, Claude-Henri Frèches, que analisou a tragicomédia, também anónima, intitulada Nabucodonosor, do BPE, cod. CVIII/2-8, fls. 35-68, cuja data de representação seria, segundo ele, 1576 e cujo autor poderia ser, ainda segundo ele, o insigne jesuíta italiano Stefano Tucci.
- Imitações de Sannazaro: o caso das éclogas 'De Natali Christi' e 'De Christo nato'Publication . Barbosa, Manuel José De SousaO presente artigo debruça-se sobre duas éclogas natalícias, cujo texto se encontra nos ANTT, cod. da Livraria 2209, que se apresentam como um decalque de duas éclogas de Sannazaro, operado de forma a transformar as duas éclogas piscatórias em éclogas natalícias. Encontrar-nos-emos perante um produto da exercitatio levada a cabo nos colégios dos Jesuítas?
- Pervivências de Séneca no teatro jesuítico. O caso da tragédia Sedecias de Luís da CruzPublication . Barbosa, Manuel José De SousaAnálise à tragédia Sedecias de Luís da Cruz, S. I. (1543-1604) virada para a individualização de vários aspectos indicativos da influência de Séneca: no enredo, nos empréstimos linguísticos e na métrica.
- O mito sob condição na literatura jesuítica: entre a escassez e a profusãoPublication . Barbosa, Manuel José De SousaTentámos ilustrar aqui várias modalidades da presença do mito no teatro jesuítico desde os primórdios deste, em meados do século XVI, até à sua exuberância barroca, mais patente no século XVII. Nunca pondo em causa a natureza específica dum teatro que a Ratio Studiorum definia como sendo "de tema sacro e pio", as referências mitológicas nele contidas , inicialmente escassas e de pouca relevância, foram com o tempo, e sobretudo no século XVII, ganhando peso crescente, insinuando-se a pretexto da figuração alegórica, pelo método da emblemática.
- Teatro Jesuítico: ou a Eficácia duma Pedagogia do HumanismoPublication . Barbosa, Manuel José De SousaDá-se uma panorâmica do teatro jesuítico e da sua valência pedagógica na didáctica das humanidades latinas nos colégios jesuítas, tendo por base a obra teatral do jesuíta português Luís da Cruz (1543-1604).
- Edições humanistas da Naturalis Historia de Plínio em exemplares de bibliotecas portuguesasPublication . Barbosa, Manuel José De SousaDá-se aqui uma panorâmica da presença da Naturalis Historia de Plínio, o Velho nas bibliotecas portuguesas do continente.
- Luís da Cruz, S.J. e o teatro jesuítico nos seus primórdios: actas de Colóquio comemorativo do IV centenário da morte do dramaturgo (1604-2004), Lisboa, Faculdade de Letras, 18 de Outubro, 2004Publication . Nascimento, Aires A.,1939-; Barbosa, Manuel José De Sousa
- Os bens da herança na Vita Humana de Luís da CruzPublication . Barbosa, Manuel José De SousaAnálise à comédia Vita-humana do Jesuíta português Luís da Cruz (1543-1604), procurando ilustrar o aproveitamento da tradição clássica nela testemunhado.
- Teatro jesuítico e estética barroca: o testemunho dum drama truncado, anónimo e sem título (BPE, cod. CVII/2-7, 61r-85v)Publication . Barbosa, Manuel José De SousaAnálise ao texto, truncado, anónimo e sem título, dum drama jesuítico, presumivelmente intitulado de Nabuchodonosor. Procura-se dar realce à estética barroca fazendo incidir a atenção sobre certas personagens, sobre os diálogos e, sobretudo, nos fenómenos de alegorização que percorrem o enredo dramático.
- Os coros da tragédia Ioannes Baptista (Coimbra, 1586): uma recuperação relevantePublication . Barbosa, Manuel José De SousaNotícia da tragédia Ioannes Baptista, aludindo ao momento da sua composição e representação, na presença da embaixada japonesa enviada à Europa na segunda metade do séc. XVI, e analisando especialmente os seus coros.