Loading...
5 results
Search Results
Now showing 1 - 5 of 5
- A malograda passagem de Filipe II (de Portugal) por Portalegre, em 1619: o 'recebimento' preparadoPublication . Barbosa, Manuel José De SousaDá-se conta da visita de Filipe II (III de ESpanha) ao reino de Portugal no ano de 1619 e da recepção que lhe estava preparada em Portalegre, por onde a comitiva real acabou por não passar, tanto na chegada como no regresso a Espanha.
- Humanismo e práticas escolares: um outro testemunho jesuítico quinhentista (Coimbra, BGU, Cod. 993)Publication . Barbosa, Manuel José De SousaApós o nosso estudo sobre o conteúdo do Tomus I das Res Scholasticae (Euphrosyne, 23, 1995, 401-421), apresentamos agora uma descrição do Tomus II (Coimbra, BGU, cod. 993). Interrogando os aspectos materiais e tendo em conta a sucessão cronológica dos textos, esboçamos um comentário sobre a sua génese e conteúdo. A nossa reflexão procura desenvolver uma análise sobre o valor documental da sua retórica e poética, não levando em conta a sua importância para a história social, religiosa e política que outras análises mais circunstanciadas poderão apurar mais devidamente.
- Humanismo e práticas escolares: um testemunho jesuítico quinentista (Lisboa, BN, Cod. 3308)Publication . Barbosa, Manuel José De SousaDescrição do conteúdo do Tomus I das Res Scholasticae (Lisboa, BNP, cod. 3308), conteúdo esse formado de composições em prosa e verso, da autoria de jesuítas, estreitamente relacionadas com a pedagogia jesuítica das humanidades promovida no Colégio das Artes e recolhidas em códices por mandato expresso dos superiores do Colégio.
- Teatro e pedagogia, uma estratégia do humanismo jesuítico: a Vita-Humana do P. Luís da CruzPublication . Barbosa, Manuel José De SousaApresentação da comédia Vita-Humana do jesuíta português Luís da Cruz (1543-1604), salientando os três movimentos em que se articula o seu enredo. Breve alusão à estadia de Luís da Cruz em Braga, no Colégio de S. Paulo.
- Os Jesuítas e o ensino do Latim: lições actuais de uma didáctica impraticávelPublication . Barbosa, Manuel José De SousaReflexão sobre a pedagogia e a didáctica jesuítica das humanidades latinas a partir dum conjunto de regras inéditas (uma espécie de mini "ratio studiorum") contidas num códice dos Arquivos Nacionais da Torre do Tombo (ANTT, Livro 312 da Mesa da Consciência e Ordens).