Loading...
2 results
Search Results
Now showing 1 - 2 of 2
- O desafio das Tecnologias Digitais no Ensino Superior – o Facebook como ferramentaPublication . Rodrigues, Ana Luísa; Tomás Vargues Patrocínio, JoséA utilização e a integração das tecnologias digitais no ensino superior assume-se como um importante desafio educativo da sociedade contemporânea, onde vivemos imbuídos em tecnologia e interagimos fortemente através desta, mediados frequentemente por redes sociais. Apesar das universidades terem sido pioneiras na utilização das tecnologias digitais continua a ser fundamental pensar em novas formas da sua inclusão no quotidiano académico, especialmente numa perspetiva pedagógica, para a construção da pessoa e cidadão digital da sociedade tecnológica globalizada. O estudo exploratório que se apresenta foi desenvolvido, no âmbito da formação inicial de professores, nas unidades curriculares de Iniciação à Prática Profissional do Mestrado em Ensino da Economia e Contabilidade do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, que confere habilitação profissional para a docência. O objetivo central desta investigação é avaliar um formato possível de integração das tecnologias digitais no ensino superior, pretendendo-se especificamente, através de uma metodologia de estudo de caso, testar a utilização de uma plataforma de gestão de aprendizagens, que é simultaneamente uma rede social – o Facebook – como ferramenta de b-learning no apoio e comunicação online durante o ano letivo de 2013/14. Como método de recolha de dados primários foi aplicado um inquérito por questionário à turma, que incluiu a sua caraterização socioprofissional, os seus hábitos de utilização do Facebook e de e-learning, tendo adicionalmente sido efetuada uma análise interpretativa das sessões síncronas em chat e videoconferência realizadas ao longo do ano letivo. Deste modo, pretendeu-se estudar a aplicabilidade da plataforma Facebook como instrumento de b-learning no ensino superior e verificar as suas potencialidades no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem e na promoção da cidadania digital.
- Facebook as a Learning Management System (LMS) in Higher EducationPublication . Rodrigues, Ana Luísa; Tomás Vargues Patrocínio, José; Curado, Ana Paula; Cabrito, Belmiro; Cerdeira, LuisaThe integration of digital technologies (DTs) and the growing use of social networks play a leading role in society, consequently affecting education and schools. In this sense, it is very important to include DTs in higher education, namely the Learning Management Systems (LMS) and Platforms, in order to boost their use and integration in the educational context, both by teachers and, through a formative process of isomorphism, by students. This study is being developed within the initial teacher’s training in a class of 22 students in the second year of the Masters in Teaching Economics and Accounting, at the Education Institute of the University of Lisbon. The main objective of this study is to evaluate a way of integrating DTs in the initial teacher’s training, with the specific aim of testing the use of a learning management platform (LMP), which is simultaneously a social network – Facebook – as an e-learning tool for online support and communication. We submitted an initial questionnaire to the class for primary data collection, which included a brief characterization of the habits and use of Facebook and e-learning. In the Facebook platform a closed group was created, having been provided with general information on the subject and related events, as well as news and articles on educational issues. We have also created common files, and synchronous sessions are also taking place, via chat and video call, for online clarifications and support. Thus, this study intends to check the applicability of a learning management platform, i.e. Facebook, as an innovative teaching tool in the e-learning process in the initial teacher’s training, seeking to ascertain its advantages and disadvantages and strengths and weaknesses, in order to face the challenge of integrating digital technologies in teaching.