Loading...
1 results
Search Results
Now showing 1 - 1 of 1
- Metanarrativa : feci quod potui (medalha, moeda & objetos)Publication . Teixeira, Jose; Pereira, Andreia; Rocha, JoĆ£o; Duarte, JoĆ£o; Brito, JosĆ© JoĆ£o; Santos, Vitor; Ferreira, Maria JoĆ£o; Martins, A. Santinho; SimĆ£o, JosĆ©; Canau, António; Ćstberg, Kerstin; Nakashima, Mashiko; Pelsdonk, Marie-Astrid; Dias, Fernando; Queirós, António dos SantosA ideia para esta publicação ocorreu durante o verĆ£o de 2019 na sequĆŖncia dos trabalhos preparatórios para a montagem da exposição individual, Feci quod potui ā Medalha, Moeda & Objetos, que decorreu entre 12 e 27 de Setembro na Galeria da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL). A exposição que contou com a curadoria de Andreia Pereira e com o apoio logĆstico e museogrĆ”fico do Designer JoĆ£o Rocha, do Projetlab/FBAUL, pretendeu assinalar os 25 anos da minha produção medalhĆstica, iniciada, precisamente, em 1994/95, no Convento de S. Francisco, no Ć¢mbito da Unidade Curricular lecionada pelo Professor HĆ©lder Batista (regente) e pelo seu Assistente Prof. JoĆ£o Duarte. O projeto para essa exposição antológica foi motivado por trĆŖs aspetos: quis aproveitar a oportunidade para divulgar a minha obra, que alcanƧara visibilidade e prestigio internacional, mas que Ć© relativamente pouco conhecida a nĆvel nacional; homenagear de modo singelo a memória do professor HĆ©lder, que me havia convidado para ser o curador da mostra de medalha construĆda agendada para o mesmo espaƧo mas que a fatalidade da sua partida impediu de se efetivar1; o derradeiro motivo foi o de cativar as novas geraƧƵes para a prĆ”tica da medalhĆstica, arte cujo ensino e dinamismo trouxe o maior prestigio a Portugal como o demonstram, por exemplo, a atribuição em 1998 do prĆ©mio J. Sanford Saltus Award for Outstanding Achievement in the Art of the Medal, ao Professor HĆ©lder Batista e em 2011 ao JoĆ£o Duarte.Ciente do legado que me foi transmitido, enquanto regente da U. C. de MedalhĆstica desde (2016-17) senti-me na obrigação de dar continuidade a esse trabalho tanto no Ć¢mbito do ensino quanto no da divulgação dessa forma de expressĆ£o artĆstica, preconceituosamente, encarada como arte menor.A escolha do nome ā metanarrativa ā deriva de um olhar pessoal sobre a minha obra onde, paralelamente ao contexto especĆfico de cada objeto, subsiste um fundo subliminar ou, discurso paralelo, hipertextual, simbioticamente relacionado com o território da medalha enquanto expressĆ£o artĆstica contemporĆ¢nea. Diria que a dimensĆ£o metanarrativa tem sido um farol cuja luz tem sondado as possibilidades poĆ©ticas dos materiais (pedra, madeira, bronze, cobre, latĆ£o, alumĆnio, aƧo carbono, aƧo inox, zinco, estanho, chumbo, couro, acrĆlico, cera, policarbonato, poliuretano, vinil, termolaminado, poliĆ©ster, plĆ”stico...) visando expandir o campo de intervenção da medalhĆstica ao mesmo tempo que encontra na vanguarda dos procedimentos tecnológicos os mĆ©todos para a sua reprodutibilidade; Ć© na multiplicidade serial que a medalhĆstica se singulariza em contraste com a escultura. Ć semelhanƧa da obra prolixa e multifacetada, a organização desta publicação reflete tambĆ©m, a heterogeneidade das abordagens. Sem querer categorizar, diria que o miolo Ć© constituĆdo por testemunhos e ensaios que assinalam a multiplicidade da relação artĆstica e pessoal no Ć¢mbito da medalhĆstica. A complementar o generoso contributo dos diversos autores propus-me escrever o texto final onde continuei a investigação sobre a āmetanarrativaā2 na escultura.Aqui chegado diria que reconheƧo, neste livro, um objeto hĆbrido, heterogĆ©neo e polimorfo, sinónimo quiƧƔ, de quem se arrisca a procurar caminhos por descobrir.