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- Como pode a escola mitigar a desigualdade de oportunidades? - estudos de caso em escolas do ensino básico da Área Metropolitana de LisboaPublication . Seabra, Teresa; Vieira, Maria Manuel; Castro, Leonor; Baptista, InêsTendo por base a problemática do “efeito - escola” e do efeito - professor”, o projeto “Escolas que fazem melhor: o desempenho escolar dos descendentes de imigrantes na escola básica”, em fase de conclusão, explora os r esultados dos alunos do 4º e 6º ano de escolaridade nas provas de aferição de Língua Portuguesa e Matemática, em três anos consecutivos, considerando as condições socioculturais dos alunos e os resultados obtidos por cada escola. Tendo sido possível identi ficar escolas que, tendo populações escolares em semelhantes condições sociais (escolaridade, classe social dos pais origem nacional), obtiveram resultados significativamente distintos, foram desenvolvidos estudos de caso comparativos em três escolas do en sino básico da AML. O texto dá conta dos resultados obtidos nestes estudos de caso, cujas questões orientadoras foram as seguintes: que variáveis escolares sustentam esta diferença de resultados observadas? Que práticas e representações específicas produze m esta mais - valia no desempenho escolar? Através do confronto entre as dinâmicas, processos e condições intraescolares existentes nestas escolas, as que revelaram um desempenho acima do “expectável” e as que, tendo populações escolares com perfil social se melhante, não conseguem esses bons resultados, identificaremos um conjunto de especificidades escolares produtoras de (in)sucesso escolar.
- Como pode a escola mitigar a desigualdade de oportunidades? Estudos de caso em escolas do ensino básico da área metropolitana de LisboaPublication . Seabra, Teresa; Vieira, Maria Manuel; Castro, Leonor; Baptista, InêsTendo por base a problemática do “efeito - escola” e do efeito - professor”, o projeto “Escolas que fazem melhor: o desempenho escolar dos descendentes de imigrantes na escola básica”, em fase de conclusão, explora os r esultados dos alunos do 4º e 6º ano de escolaridade nas provas de aferição de Língua Portuguesa e Matemática, em três anos consecutivos, considerando as condições socioculturais dos alunos e os resultados obtidos por cada escola. Tendo sido possível identi ficar escolas que, tendo populações escolares em semelhantes condições sociais (escolaridade, classe social dos pais origem nacional), obtiveram resultados significativamente distintos, foram desenvolvidos estudos de caso comparativos em três escolas do en sino básico da AML. O texto dá conta dos resultados obtidos nestes estudos de caso, cujas questões orientadoras foram as seguintes: que variáveis escolares sustentam esta diferença de resultados observadas? Que práticas e representações específicas produze m esta mais - valia no desempenho escolar? Através do confronto entre as dinâmicas, processos e condições intraescolares existentes nestas escolas, as que revelaram um desempenho acima do “expectável” e as que, tendo populações escolares com perfil social se melhante, não conseguem esses bons resultados, identificaremos um conjunto de especificidades escolares produtoras de (in)sucesso escolar.