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Figueiral Boavida da Silva, Margarida

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  • Livro de Resumos Entrelaçar 2 - Conservação do Património
    Publication . BAILÃO, ANA; Lopes, Filipa; Boavida, Margarida; Fernandes, Isabella; Gonçalves, Ema; Vega, Daniel Esteban; Neves, Ana Sofia; Santos, Rafaela Gonçalves
    O Encontro Entrelaçar 2| Conservação de Património é organizado por alunos do mestrado em Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea (CCRPAC). Tem o apoio do Heritage Lab e da unidade de investigação Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA) da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. O objetivo deste evento é estreitar as relações entre alunos do mestrado de CCRPAC e dar a conhecer alguns dos projetos realizados à comunidade escolar. Este livro de resumos reúne vinte comunicações. São abordados temas associados a áreas como a pintura de cavalete, o gesso, os metais, os têxteis, a conservação preventiva e a documentação digital. O Entrelaçar marca também uma etapa. No ano letivo 2022-2023 o mestrado passou a designar-se Conservação de Arte Moderna e Contemporânea. Esta alteração permitiu englobar a totalidade dos acervos da FBAUL, além dos diversos acervos da Universidade de Lisboa, abrangendo muitas áreas e materiais. Esta proximidade com os acervos marcou este ciclo de estudos desde o momento da sua conceção. Permitiu e permite aos alunos uma prática facilitada no 1.º ano do mestrado e, caso seja esse o seu interesse, casos de estudos para o 2.º ano do curso. Deste modo, consegue-se gradualmente favorecer a salvaguarda do Património da FBAUL e também as práticas e investigações. O laboratório de conservação e restauro tem vindo a ser melhorado continuamente com aquisição anual de equipamento e materiais consumíveis. Esta valorização tem permitido melhorar as etapas de diagnóstico das obras e encontrar melhores soluções para os tratamentos. Nos últimos anos foram realizados esforços para aumentar as parcerias com outras instituições com acervos para facilitar o acesso dos alunos a diversas tipologias de objetos e desafios, seja para serem usados no contexto das aulas, seja para a realização de estágios no 2º ano do mestrado. O ano de 2022 representa o início de um novo capítulo na história deste mestrado que passou a ser designado por Conservação de Arte Moderna e Contemporânea.