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- Inimigos da Nação? : uma visão sobre dez anos de relações luso-alemãs (1916-1926)Publication . Oliveira, Jorge; Cadete, TeresaEsta presente dissertação tenta dar luz às relações luso-alemãs num período abrangido por dez anos de governo da I República Portuguesa (1916-1926). Começaremos por um enfoque nas políticas restritivas das liberdades dos cidadãos alemães após a declaração de guerra por parte da Alemanha (Cap. 1) e o consequente êxodo de alemães residentes em território nacional, assim como o confisco dos seus bens através da criação de um organismo criado com esse propósito – a Intendência dos Bens dos Inimigos; Prosseguiremos com o período imediato ao final da guerra abordando os primeiros passos reconciliatórios entre Portugal e a Alemanha (Cap. 2) com especial menção para a imigração de nacionais deste último país para Angola; Terminaremos com uma última parte dedicada à evolução das relações luso-alemãs nos anos 20 (Cap. 3) apresentando exemplos de sucesso, assim como o contrário, na aproximação destes dois países, em especial para o complexo caso das reparações devidas a Portugal por haver participado na guerra.
- Intervenção de reabilitação no cais do GinjalPublication . Deus, Teresa Martins; Afonso, José Manuel dos SantosDescobre-se no recorte da margem do Tejo, um lugar singular entre a terra e o rio. Um lugar que foi escolhido pelo reconhecimento das suas potencialidades e qualidades arquitetónicas. A partir deste, a presente dissertação de Mestrado trata o processo de revitalização de áreas portuárias degradadas, sendo esta direcionada para a reabilitação e estudo desse mesmo lugar, o Cais do Ginjal em Cacilhas, Almada. Dedicou-se especial atenção ao estudo da materialidade e do detalhe arquitetónico e no modo como estes conseguem caraterizar de forma distinta o que é pré-existente e o que é proposto, novo. Segundo a atual situação urbanística, o Cais do Ginjal possui grandes potencialidades de requalificação urbana, usufruindo de uma localização central no contexto da Área Metropolitana de Lisboa. Com a presença destes valores históricos, sociais, culturais, de memória e singularidade, procurou-se assim, promover uma nova leitura e conferir um novo dinamismo na restruturação desta frente ribeirinha. Com este projeto, criam-se então, novas valências neste espaço, concebendo um programa dinâmico virado para a cultura, serviços, lazer e turismo.
- Reinterpretação das personagens dos contos e lendas tradicionaisPublication . Ramos, Ariana Micaela Alves; Costa, HenriqueThis theoric and practical work is based on an analysis of the characters that live in popular tales and, consequently, on the potential for their recreation. The analysis is made essentially to european and asian tales, with particular regard to the Portuguese case. This analysis searchs for the characters thar appear constantly in the tales, and also for the one that appears only in some cultures or folktales. The study helps to understand how traditional tales create characters psychologically, conceptually and graphically, and their analysis is done both in the texts and in the illustrations that for years were made for the tradicional tales. After this study, two characters are united in order to create a totally new character that, despite coming from the traditional stories, does not appear in these. This search needs imagination and lives of the inpiration that traditional tales carrie. It is sought, almost a new conceptual language, where are embark characters from different folklore. The practical work consists on drawing these characters with a final illustration response. The illustration is based in the golden rule, in experimentation and expression and always keeps the focus of being an illustration for children. The golden rule is used to geometrize and balance the parts of the illustration. Experimentation passes from sketches, trought color, and arrives to a more expressive and direct illustrated response. The demand is to achieve simplicity, so that color and forms give the characters themselves a less analytical approach. The end result is five illustrations of new characters, imagined through the world of fairy tales. The characters are the King-Genie, the Frog-Queen, the Witch-Princess, the Fairy-Dwarf and the Dragon-Prince. Besides having a research in the area of popular literature and children's illustration and responding graphically to a new approach, it also intends to create a possibility of new forms and ideas to appear associated with the created characters, remembering the permanence of fairy tales still in the culture as a source of inspiration
- The marchioness of Alorna at Palácio Marquês de Fronteira : a starting point for discussing literary tourismPublication . Ferreira, Sofia Filipa Domingues; Pinheiro, AlcindaLiterary tourism has become increasingly popular in the last decades and it shows no sign of slowing down. This report explores what literary tourism entails and the possible reasons for its growth and attractiveness. Additionally, there is a brief survey of the history of this branch of tourism in the United Kingdom, as it continues to be one of its main developers, and a quick review of what is already done in Portugal and what could be improved. On the second part of the report, the activities performed at the Fronteira Palace in Lisbon, as part of the internship, are described, focusing on the main project which was to create a literary tour around the figure of the Marchioness of Alorna. She was an important woman author of the 18th century and she lived in the Fronteira Palace for some periods of time, making it the perfect place to develop a tour like this. Lastly, some suggestions are given as to what the future of literary tourism in Portugal could be, focusing on the Fronteira palace as the main developer and the Marchioness of Alorna as the main figure.
- Revitalização do Barreiro VelhoPublication . Porfírio, Filipa da Costa; Jesus, Daniel Maurício Santos de; Sá, Maria Teresa Salgueiro Vasconcelos e, coorientadoraA presente proposta de projeto fi nal de mestrado versa sobre o estado desvitalizado do bairro denominado como Barreiro Velho, no Barreiro. Após o encerramento da atividade industrial nas imediações do bairro, este entrou num processo de declínio evidente, onde a dinâmica social e cultural que lhe corresponde se alterou, assim como o estado do edifi cado. A mudança de paradigma traduz-se, no presente, em afl oramentos do passado percecionados na estrutura urbana como edifícios devolutos e espaços expectantes, associados a apropriações recentes por parte da comunidade de etnia cigana, que teve como contraponto o crescimento da insegurança da população envelhecida, assim como novas apropriações que ignoram a convivialidade do lugar. As sombras do passado associativo continuam a percorrer as ruas de uma envolvente segregada e degradada, que tem no espaço público o elemento físico vinculador do bairro fragmentado. Neste contexto pretende-se fazer uma refl exão acerca das relações inerentes ao espaço público e a potencialidade das mesmas, através das quais se veicula a curiosidade intelectual e a possibilidade de aquisição de conhecimento através da leitura como catalisador de novos encontros e discussões e capaz de diluir fronteiras no espaço público. Compreendendo-se o sistema de ideais, valores e princípios, cujo reconhecimento pode ser potenciado pelo usufruto do objeto arquitetónico, procura-se através da relação entre o projeto e a população contribuir para a revitalização da vida local e despertar as novas intervenções para o contexto do lugar.
- Arquitetura de emergênciaPublication . Ribeiro, Inês Rendeiro Marques; Oliveira, Margarida Maria Garcia Louro do Nascimento e; Crespo, José Luís Mourato, coorientadorO tema Arquitetura e Guerra, tem como principal enquadramento a reflexão sobre o papel da arquitetura e a sua relação com os contextos de guerra, destruição e crise. Perante estes contextos de instabilidade há que encontrar soluções para problemas que vão sendo criados. Sendo a arquitetura, na sua base estrutural, um sistema de ordenação, regra e harmonia, no confronto com o colapso, instauram-se novas lógicas de sobrevivência e espacialidade perante esta imprevisibilidade. Neste sentido, para entender essa restruturação, assumem-se como os principais objetivos desta investigação e intervenção, os seguintes pontos: analisar o tema das cidades destruídas e o papel que a arquitetura tem na sua relação com a memória dos espaços e dos lugares destruídos; perceber qual é a verdadeira importância da arquitetura de emergência, num cenário de destruição e colapso; propor uma solução de abrigo, para responder a necessidades reais focando um cenário concreto, num contexto de análise, face a uma situação imediata de resposta a curto e médio prazo. Esta proposta tem como estudo a cidade de Alepo, considerada uma cidade massacrada onde coexistem ainda centenas de habitantes que coabitam nesse contexto de destruição. Deste modo, tem como principal foco, as respostas de emergência, e de que maneira a arquitetura e o arquiteto podem ser motores fundamentais no processo de transição.
- Uma nova casa da cultura para o Mindelo, Cabo VerdePublication . Delgado, Lucindo Israel Dias; Silva, João Francisco Figueira daO cineteatro Éden Park foi durante décadas a referência central na vida cultural e social do Mindelo e também de Cabo Verde, sendo considerada a sua capital cultural. Fechou em 2006, quando a cultura do cinema definhou, face à concorrência da televisão, e hoje encontra-se em deplorável estado de abandono e degradação, na “Praça” do Mindelo. Agora que a cultura da televisão também está a passar, no momento em que os poderes públicos se mostram – corretamente – sensíveis para a necessidade de desenvolver as indústrias criativas, em contexto em que música, Carnaval, dança e teatro são ativos cada vez mais importantes, em que o desenvolvimento social exige espaços em que a sociedade se encontre e reconheça enquanto tal, em que faltam espaços para a criação e apresentação das artes do espetáculo, em sintonia com exigências atuais da criação, é chegado, pensamos, o momento de pensar seriamente em devolver o Éden à economia, sociedade e cultura cabo-verdiana. Nesta investigação percorre-se a história urbana e cultural de São Vicente, necessariamente também do Éden, percorremos um leque alargado de equipamentos culturais (em Paris, Nantes, Estocolmo e Montemor-o-Velho), estudamos programas e observamos diferentes estratégias de entrosamento dos equipamentos na vida das comunidades que servem, observamos estratégias de que a componente arquitetónica é parte importante, mas nem sempre a essencial, estratégias que têm associados envelopes financeiros muito diversificados, estudamos – em processo de trabalho em que pudemos trocar impressões com Rui Horta e com Marlene Monteiro Freitas – os requisitos de centros de espetáculos com valências de criação e apresentação. Tudo isto foi ponderado na perspetiva da realidade cabo-verdiana e da área de intervenção, investigando diversas hipóteses morfológicas, tipológicas e construtivas. A proposta que emerge deste percurso de pesquisa reconhece a singularidade do Éden, salienta a sua importância enquanto lugar de memória, mas obstina-se em colocar a sua recuperação sob o horizonte do equipamento de criação e apresentação adaptado a exigências atuais das artes performativas, sob o horizonte de um equipamento que possa prestar à cultura, sociedade e economia serviços culturais-artísticos relevantes, que possa sustentadamente ambicionar a constituir o foco da vida social no Mindelo. A vida cultural e social já gravitou no passado em torno ao Éden Park e deseja-se que tal possa a vir acontecer de novo. Mas para que tal aconteça, o programa sempre será outro e exigirá profunda reestruturação do Éden do passado. Apesar de baseada em sistemático percurso de estudo e exploração projetual, não se encara a proposta como o preâmbulo dos aprofundamentos projetuais ao nível das especialidades e, de seguida, a passagem à obra. Uma proposta que se quer para as pessoas não pode furtar-se ao escrutínio por essas mesmas pessoas. Assim, encaramos a proposta como a base para um processo participado, em que a comunidade teria a oportunidade de pronunciar-se em relação a programa e forma, ao lugar que quer para as artes performativas no seu seio.
- O princípio da dignidade da pessoa humana como limite constitucional da liberdade de trabalho e profissãoPublication . Melo, Roberto Matias da Silva; Neves, AnaQual seria o limite do principio da Dignidade da Pessoa Humana para impedir a efetividade à Liberdade de Trabalho e Profissão? Até onde o Estado constitucional de direito pode usar o argumento da dignidade da pessoa humana para impedir que as pessoas exerçam livremente o trabalho que assim desejarem? O principio da dignidade da pessoa humana tem esse caráter de super principio, do principio central que fez surgir e fundamentar todos os outros direitos fundamentais, no entanto, a questão que se coloca é qual o limite para esse grau de importância que deram a este princípio, o que ocorre, é que muitas vezes a lei silencia para alguns casos, o que leva o Estado a fundamentar essas lacunas com o principio da dignidade da pessoa humana, trazendo de certa forma uma insegurança Jurídica a depender do caso concreto, no entanto, com fim de solucionar essa questão, busca-se o princípio da proporcionalidade, princípio que tem por função a de equilibrar direitos e adequar qual a melhor forma de ser aplicado diante do caso concreto, tudo isso, por meio da técnica de ponderação, que é indispensável para se verificar se leis ou os atos do poder estatal são de fato constitucionais e sobretudo proporcionais. Com a ponderação, na análise do caso concreto, havendo um embate entre direitos fundamentais como é o caso do estudo em questão, cabe na decisão do ente estatal, seja ela normativa, legislativa ou judicial, analisar o imperativo de otimização e de harmonização dos direitos, devendo atender ainda aos postulados constitucionais, para assim se chegar a um denominador comum, sem priorizar e nem restringir de forma imperativa e absoluta um direito fundamental. Os bens que encontram-se em colisão na analise do trabalho são bem sensíveis, porque a restrição demasiada de um ( a liberdade de trabalho e profissão) pode retirar do indivíduo além do direito a liberdade e de autonomia privada, lhe retirar dentro do seu subjetivismo a sua própria dignidade.
- Eco-arquiteturaPublication . Rodrigues, Ana Viegas Dias; Cancela, Jorge Manuel Frazão; Albuquerque, Augusto Miguel da Gama Antunes de, coorientadorAtenta à situação ambiental mundial, à escassez do recursos naturais e ao impacte que o sector da construção tem sobre o planeta, a presente dissertação tem como principal objectivo, a exploração de algumas opções de construção modular sustentável em madeira existentes em Portugal, com o fim de desenvolver um pequeno manual ilustrado que agregue estratégias para esta construção, de forma clara e sucinta, para que esta temática seja mais facilmente abordada e compreendida. A Eco Arquitectura é uma temática cada vez mais a explorada a nível mundial em todas as suas vertentes e soluções. Porém, em Portugal, apesar de já em crescimento esta é uma temática de desconhecimento por parte da população geral e que carece de estudo e ensino por parte das faculdades de arquitectura do país. A construção modular e a sustentabilidade são duas temáticas que, quando trabalhadas em conjunto, permitem a diminuição drástica dos impactes ambientais que o sector da construção tem actualmente sobre o planeta Terra. A utilização da madeira na sua composição (sendo este o material de construção mais sustentável disponível, devido à sua renovação natural e às suas características inerentes “amigas do ambiente”) torna-a numa solução económica, rápida e sustentável. Neste estudo pretende-se demonstrar as possibilidades que este tipo de construção oferece, evidenciando as características sustentáveis e ecológicas. Para isso, é feita uma análise individual e comparativa de três empresas de construção modular sustentável nacionais, de forma a compreender quais as estratégias aplicadas neste tipo de construção a nível nacional e quais as soluções mais viáveis; culminando num manual ilustrado dividido em 3 secções: Estratégias para a construção sustentável; Escolha do Sistema Modular e Exemplo prático de uma construção modular em Portugal.
- Uma proposta de sustentabilidade sociogeográfica, Sintra 2030Publication . Rocha, Andreia Raquel Da Silva; Queirós, MargaridaO estágio realizado na Câmara Municipal de Sintra, no Gabinete do Património Mundial de Sintra – Paisagem Cultural de Sintra, inseriu-se no projeto “Uma proposta de sustentabilidade sociogeográfica – Sintra 2030”. Sintra foi a primeira Paisagem Cultural na Europa, uma categoria do Património Mundial criada pela UNESCO. O Município de Sintra desfruta de uma imensa riqueza patrimonial, cultural e natural de valor excecional que valoriza a sua identidade e também a sua atratividade, tendo em conta a preservação do ambiente, para um crescimento económico sustentável. Em resultado deste estatuto atribuído pela UNESCO, Sintra goza de uma condição privilegiada, pela riqueza dos seus palácios, fortes, miradouros, museus e igrejas, entre outros, mas também pela serra que se estende ao oceano atlântico. Existe, todavia, um “outro lado” de Sintra (conhecido como, zona de transição), de pequenos aglomerados populacionais que representam o mundo rural ameaçado e esquecido, que é necessário dar a conhecer e, com isso, aumentar o seu potencial económico, social e ambiental. O desenvolvimento da zona de transição, no espaço rural, dinamizando e articulando o lazer e o turismo, irá contribuir para que o concelho possua uma oferta mais diversificada e que cative não só turistas, mas também residentes e investidores. Esse potencial alicerça-se sobretudo na valorização da Natureza, nas dimensões do mar, praias, sol e biodiversidade. Com efeito, é notória a presença de ofertas culturais, gastronómicas e paisagísticas neste território, contudo pouco valorizadas. De tal maneira que é pertinente promover projetos que permitam a valorização e integração destas dimensões. Neste contexto, o estágio procurou desenvolver uma proposta de um projeto de rotas para o turismo da zona de transição, tendo por base o turismo sustentável ligado ao mar e natureza, pelas características específicas deste território. De forma a identificar os elementos essenciais para maximizar o potencial patrimonial construído e natural da área em estudo, o objetivo deste trabalho propõe uma estratégia para a zona de transição de Sintra. A estratégia encontrada propõe a dinamização de ofertas que estimulem a economia local, garantindo o desenvolvimento integrado nesta área classificada do Património Mundial.