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- Escola da Ponte : uma singularidade organizacional : estudo de casoPublication . Vicente, Nuno Augusto Lopes, 1952-; Ferreira, Henrique da Costa, 1952-O problema de investigação da presente dissertação estabelece continuidade com a preocupação essencial que nos tem norteado nos últimos anos, ou seja, a influência do sistema organizativo no processo educativo e vice-versa. Este trabalho relata o estudo que realizámos sobre a Organização e Gestão Escolar da Escola da Ponte, tentando compreender de que modo o seu Projecto Pedagógico se operacionaliza num processo organizacional e de gestão. Para o efeito procurámos identificar as fontes teóricas do Projecto Pedagógico da Escola da Ponte e descrever e caracterizar este mesmo projecto. De seguida, procurámos também descrever e caracterizar a dinâmica e configuração organizacional da Escola para responder à questão de saber se o Projecto Pedagógico deu ou não origem a um modelo organizacional específico. Com o enfoque nas teorias do Desenvolvimento Organizacional (DO), e numa perspectiva sistémica, tentámos interpretar a realidade organizacional da Escola da Ponte, na qual realizámos uma investigação qualitativa baseada num estudo de caso, com recurso a entrevistas, análise documental e observação não participante, aspectos oportunamente explicitados. Como resultados essenciais, destacamos que: - a Escola da Ponte é uma escola atípica, que conquistou uma elevada dose de autonomia, desenvolveu um projecto educativo/pedagógico muito peculiar e inovador; - o projecto da Escola da Ponte gerou um outro modelo organizativo, baseado noutros princípios, noutros pressupostos Ideológicos e pedagógicos, numa outra visão da escola e da acção educativa, compatível com os pressupostos da Escola Nova, da pedagogia moderna e da ideologia progressista e ainda com a organização escolar pós-burocrática, em alternativa ao modelo da Escola Tradicional e organização escolar uniforme e burocrática. O Projecto "Fazer a Ponte", lema orientador da Escola, foi reconhecido pelo Ministério da Educação com a celebração do primeiro contrato de autonomia com uma escola portuguesa, tendo sido premiado e distinguido na pessoa do Professor José Pacheco, com a Ordem da Instrução Pública.
