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- A voz do professor : expressão não-verbal, emoção e motivaçãoPublication . Rodrigues, Vítor José Fernandes, 1960-; Jesus, Saúl Neves de, 1965-; Mendes, Carlos Brito, 1942-2000Esta Dissertação incide no impacto da voz de professores sobre a motivação dos respectivos alunos. Considerámos duas hipóteses: (1) A avaliação da credibilidade do professor pelos estudantes é influenciada pela voz do mesmo (caracterizada em termos de intensidade e melodia) e pelo interesse dos estudantes em relação ao texto falado; (2) o envolvimento dos estudantes em relação ao conteúdo do texto é influenciado pela voz do professor (caracterizada como intensidade e melodia) e pelo interesse dos estudantes em relação ao texto. Manipulámos duas variáveis independentes, a voz do professor (melodiosa ou monocórdica, correspondendo a alta ou baixa variação tonal, respectivamente, e intensidade alta ou baixa) e o interesse dos estudantes pelo conteúdo textual da mensagem (alto ou baixo interesse, de acordo com avaliações do conteúdo escolar da disciplina de Português). As variáveis dependentes foram a avaliação da credibilidade do professor pelos estudantes (usando uma escala de Chebat, Chebat e Vaninsky) e a resposta de envolvimento dos estudantes face às condições experimentais (utilizando o Inventário de Envolvimento Pessoal de Zaichkowsky). Os sujeitos foram estudantes no 10° ano de escolaridade. Após lidarmos com um aparente "efeito Hawthorne" na primeira parte da nossa pesquisa (produzindo resultados quase nulos excepto quanto à motivação claramente superior por parte das raparigas), concluímos, na segunda parte, e de acordo com as hipóteses colocadas, que a melodia da voz do professor pode afectar a avaliação que os estudantes fazem da credibilidade do mesmo (melodia mais pronunciada produz melhor atribuição de credibilidade), bem como o envolvimento dos estudantes com o conteúdo da mensagem, permitindo indirectamente a hipótese de que até o nível de processamento da mensagem pode ser influenciado pela voz. Estes resultados podem ser interpretados em termos do tipo de relação sinalizado por diferentes 'Vozes" de professores e também em termos do impacto emocional que tais 'Vozes" produzem.