Browsing by Author "Costa, Paula Cristina de Almeida, 1974-"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Contributo do wiki no desenvolvimento de competências em alunos do 6º ano de escolaridade : um estudo nas aulas de ciênciasPublication . Costa, Paula Cristina de Almeida, 1974-; Chagas, Isabel, 1952-Uma integração frutuosa das TIC no processo de ensino-aprendizagem das ciências em que as potencialidades destas tecnologias são exploradas ao máximo, implica o uso de metodologias de ensino centradas no aluno, incentivando-o a explorar e partilhar ideias, reflexões e descobertas com os colegas, com o professor e durante as discussões alargadas a toda a turma. Assim, tecnologia e metodologia de ensino estão intimamente interligadas na conceção de recursos educativos digitais inovadores cuja utilização no contexto formal escolar pode trazer novas formas de trabalhar as ciências. O wiki é uma tecnologia de escrita colaborativa online que permite publicar em conjunto e partilhar conteúdos na web, além de constituir um espaço de comunicação e interação entre os seus utilizadores. Estas características tornam o wiki uma plataforma privilegiada para as discussões e o trabalho colaborativo no quadro da Aprendizagem por Problemas (APP), metodologia de ensino particularmente adequada às ciências. A investigação teve como objetivos: i) criar recursos educativos digitais com um conjunto de atividades de ensino-aprendizagem e respetivos materiais e recursos, baseados na APP, ajustados ao programa do 6º ano da disciplina de ciências da natureza: ii)descrever as mudanças observadas nos alunos ao longo do processo de implementação das atividades criadas com recurso o wiki; iii) identificar possíveis constrangimentos aquando da implementação do wiki e da metodologia APP, do ponto de vista dos alunos, da professora e ao nível da escola. Seguiu-se uma metodologia de investigação qualitativa e interpretativa em que se ministrou questionários aos alunos, se observou o seu desempenho e se analisou os registos no wiki e nas notas de observação da investigadora. Os participantes foram 48 alunos de duas turmas de uma escola nos arredores de Lisboa. São descritos os procedimentos de conceção, implementação e avaliação seguidos na construção de três recursos educativos digitais correspondentes a três situações-problema trabalhadas no wiki pelos alunos segundo a APP; as mudanças observadas nos alunos no que respeita o envolvimento, a atitude e as competências de conhecimento substantivo e processual, de comunicação e digitais e os constrangimentos explicitados pelos alunos, investigadora e professores da turma dos alunos participantes.